Segunda-feira 01 de janeiro

Durante o primeiro dia de 2018, as atividades dos missionários seguiram focadas nos atendimentos de saúde da população do distrito de Vista Alegre, da cidade de Rio Casca, na Zona da Mata, Minas Gerais, Brazil, atingida pelas graves inundações ocorridas no início do mês de dezembro passado e que devastaram toda a região. O Grupo da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional realizou, em colaboração com a equipe do posto de saúde local, 15 consultas médicas, 15 atendimentos odontológicos, 12 atendimentos psicológicos, além da aplicação de curativos.

“O apoio que estamos recebendo no posto de saúde é excelente. Isso está facilitando bastante nossa tarefa. Eu vim preparada para trabalhar em condições precárias mas encontrei com um consultório montado e até com um ajudante muito eficiente”, disse a odontóloga Ana Beatriz, que atendeu pacientes de 4 a 80 anos de idade.

Cadastro

“Surpreende a naturalidade com que tudo está fluindo, como todos colaboram, a atenção que nos oferecem e o interesse que todos demonstram para preservar a limpeza no posto de saúde. Com a  quantidade de barro que há nas ruas, o piso do local suja com grande facilidade e então colocaram uma vassoura na entrada para manter sempre limpo o lugar”, disse Tissianie, integrante do grupo missionário.
A voluntária informou também que os habitantes estão cooperando espontaneamente para organizar um cadastro das vítimas e se aproximam do posto de saúde para dar seus dados pessoais, local onde moram atualmente e suas necessidades mais urgentes.

Dois missionários realizaram uma primeira visita de avaliação a uma das casas afetadas para iniciar o planejamento de outra frente de ajuda: cooperação em tarefas de limpeza e reconstrução.