Pacaraima

Segunda-feira 05/03 a Quinta-feira 08/03

Cartaz afixado na escola

A semana transcorreu permeada pela alegria da inauguração da escola, que recebeu o nome “Caminho de Luz” e atenderá crianças até 12 anos. As aulas ocorrerão às terças, quartas e sextas-feiras. Uma boa notícia é a chegada de um professor que leciona Warao e ensinará às crianças noções básicas desse idioma e de espanhol. Participaram da inauguração a instrutora da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes), o professor Warao e membros da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

Os refugiados de Roraima enfrentam dificuldades de toda ordem, não apenas ligadas à sobrevivência. Viver em comunidade é um dos maiores desafios, especialmente quando se trata de um abrigo emergencial que a cada dia assume proporções de vilarejo. Uma questão delicada e muito importante é como criar e manter uma convivência harmoniosa.

Comissões de trabalho das mulheres

Equilibrar lazer e serviço, participar das decisões, engajar-se nas tarefas, não incomodar a vizinhança e zelar pelo comportamento dentro e fora do abrigo são assuntos recorrentes. Cientes de que o diálogo é sempre um caminho de paz, as mulheres do abrigo formaram, esta semana, comissões de trabalho específicas para conversar sobre esses temas.

Na área de saúde, adultos e crianças receberam um atendimento extra no abrigo Casa de Passagem, com a chegada de um médico, um enfermeiro e uma enfermeira venezuelanos, da cidade de Santa Elena de Uairén – todos voluntários. Uma criança com pneumonia grave foi encaminhada para o hospital com indicação para internação, mas a mãe não quis internar. Assinou um termo de responsabilidade, pois o quadro exigia internação imediata.

A visibilidade do que ocorre em Roraima é crescente e se fortalece com a visita de personalidades do governo brasileiro. Esta semana o abrigo recebeu a visita do atual Ministro de Estado dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha e sua comitiva.

O Baile Warao, que aconteceu quinta-feira, dia 08/03, foi uma grande atração nesta semana. As mulheres artesãs que participaram confeccionaram suas próprias “batolas”, termo Warao que denomina o tipo de roupa usada no baile. Durante o evento também houve exposição de artesanato.

Sob o ânimo do baile, logo se iniciou a formação de equipes para preparar a Festa Warao, planejada para o mês de abril. O objetivo principal é divulgar a rica cultura Warao e resgatar os valores essenciais expressos na dança, no artesanato, nas comidas típicas e em outras manifestações do povo Warao. Esse resgate é fundamental, uma vez que as crianças e jovens tendem a se afastar cada vez mais dos elementos da cultura Warao, a começar pelo idioma. Várias crianças indígenas só falam o espanhol e, nesse processo, os idosos têm uma valiosa contribuição a dar.