Boa Vista

Mês de Março (Parte 3)

As crianças receberam o material escolar para o começo das aulas na escola cultural de transição no abrigo da Pintolândia. As atividades tiveram início na segunda quinzena, com 100 crianças matriculadas entre 4 e 12 anos de idade.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, professores brasileiros ministram aulas de português, matemática, educação física e regras de convivência na escola. Enquanto isso, às terças, às quintas e aos sábados, 12 professores indígenas fazem as atividades da educação de cultura Warao e Eñapá.

Também fazem parte das atividades educacionais as aulas de capoeira para crianças de 6 anos de idade.

Artesanato

O artesanato segue sendo a principal atividade de um grupo de mulheres indígenas. As práticas acontecem diariamente, principalmente no período da manhã.

Os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) entregam duas vezes por semana o material de trabalho para as artesãs. Confeccionam-se redes, colares, pulseiras, entre outros acessórios.

No mês de março, as artesãs participaram de uma reunião com um grupo do Fórum de Economia Solidária, que esteve no abrigo para passar informações sobre as formas de constituir uma cooperativa. O grupo estudará maneiras de ajudar as artesãs indígenas a consolidar sua identidade grupal pela subsistência por meio da obtenção de renda com o artesanato.

Além disso, receberam oferta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para apoiar o escoamento do material confeccionado para outros Estados do Brasil.

As artesãs receberam também doações de linhas para o acabamento das redes doadas pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF/RR).

Saúde

Durante o mês de março, o abrigo contou também com a presença de um médico cubano, que foi enviado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que atendeu as pessoas diariamente por duas semanas consecutivas.

A equipe da FFHI prossegue no acompanhamento dos acolhidos a atendimentos médicos externos, na rede pública, para consultas, exames, entre outros.