Domingo 24/12 a quarta-feira 27/12

Domingo 24 de dezembro

Entrega de kits de higiene pessoal e limpeza

Feita entrega de kits de higiene pessoal e materiais de limpeza no Centro de Referência ao Imigrante (CRI).

Distribuição de brinquedos para as crianças do abrigo.

Organização de dois containers.

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional participaram de um jantar especial de Natal no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

Segunda-feira 25 de dezembro

Reunião Geral da Missão

De manhã, missionários encontraram vários imigrantes (homens, mulheres e idosos) embriagados no CRI.

“Nos deparamos com muita sujeira, bagunça, desordem, além de machucados causados por briga entre um casal. Tudo isso causa um grande mal exemplo para as crianças, que neste dia estavam mais sujas que o normal e mais violentas e desobedientes”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade.

A polícia foi chamada e levou alguns imigrantes embriagados para fora do abrigo.

O casal que se envolveu em briga (mulher teve os lábios e a face feridas pelo marido) foi levado para a delegacia onde foi feito o termo de expulsão do abrigo do agressor.

Missionários e membros do monastério realizaram vigílias de oração durante o dia, em um dos containers do abrigo.

De noite foi realizada a Reunião geral da Missão no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

Terça-feira 26 de dezembro

Limpeza do terreno

De manhã, os missionários perceberam um clima de maior harmonia no CRI, com os imigrantes limpando os ambientes.

Missionários fizeram reuniões com os artesãos e a representante da Organização Internacional de Migração (OIM). Foi exibido o catálogo fotográfico que está sendo elaborado para a exibição dos trabalhos de artesanato.

Limpeza da parte de trás do abrigo onde existe um acumulo de água parada vinda dos banhos que ocorrem próximo ao local. A atividade foi organizada por um membro da Fraternidade e realizada pelos imigrantes que haviam se embriagado na semana passada.

Retirada dos materiais recicláveis

Representante da Associação Terra Viva esteve no abrigo para comprar e retirar os materiais recicláveis (latas de alumínio, plásticos e papelão) que os imigrantes indígenas recolheram das ruas da cidade de Boa Vista. Foi feita a pesagem do material e pagamento.

Representante da Prefeitura de Manaus se reuniu com missionária da Fraternidade, equipe da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes) no abrigo, e uma representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) do setor de proteção a criança e trabalho. A representante de Manaus contou como está a situação do trabalho com os refugiados indígenas venezuelanos realizado na capital do estado do Amazonas.

Quarta-feira 27 de dezembro

Pais vão ao encontro de filha que sofreu agressão

Pais da mulher agredida pelo marido no dia 25, foram ao encontro da filha, acompanhados por missionários e membros da Setrabes, para tentar convencê-la a não retornar para a Venezuela com o marido agressor e a permanecer no abrigo. A imigrante decidiu retornar a Venezuela com o marido expulso do CRI.

Duas representantes do Acnur foram ao abrigo para saber da ocorrência de violência contra a mulher, ocorrida na briga do casal.

Equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realizou atendimentos médicos e aplicação de vacinas nos imigrantes do abrigo.

Realizada limpeza profunda na cozinha e nos banheiros internos do ginásio do abrigo.

O Coordenador Estadual de Imunização esteve no CRI para agendar uma ação de vacinação no local.

Reunião sobre Projeto de Reciclagem

Membros da Vigilância Sanitária do Estado de Roraima também estiveram no abrigo. Ele conheceram as obras que estão em andamento, as necessidades e os ajustes que podem ser feitos para a melhoria do CRI.

Representante da Igreja Metodista que tem feito atividades (aulas, recreação, artesanato e doação de materiais de higiene pessoal) com os imigrantes três vezes durante a semana, reiterou que irá continuar com o projeto no mês de janeiro.

Feita reunião entre missionária da Fraternidade, duas representantes da Rede-Luz Roraima, coordenadora e equipe da Setrabes, e antropóloga da Prefeitura de Manaus. Foi abordado a implantação de um projeto de reciclagem no CRI, que será preparado pela Rede-Luz Roraima.