A Juventude Missionária pela Paz, movimento da Campanha da Juventude pela Paz que estimula os jovens a elevarem a consciência por meio de atos de caridade e ajuda solidária, vai desenvolver atividades em Santa Catarina, entre os dias 29, em Camboriú, cidade localizada no litoral do Estado; e 30 de junho, próximo à capital catarinense.

Apoiada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, a Juventude desenvolverá jornadas, pela primeira vez, no Centro Mariano Santuário da Criação (CMSC), em Camboriú, no dia 29 de junho. A rica programação inclui atividades com plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e sintonias de união junto à mata, fontes de água e cachoeiras. A ideia é despertar nos participantes vínculos mais fortes com a natureza e, assim, ativar uma maior consciência para preservação do meio ambiente.

Também serão oferecidas em Camboriú atividades que se encaixam na programação diária da comunidade terapêutica Viver Livre, que acolhe atualmente 104 pacientes que buscam se livrar da dependência química. O programa de desintoxicação, segundo a Viver Livre, dura em torno de nove meses, mas a partir do sexto mês os pacientes já podem visitar suas famílias, quando for o caso. A programação diária da comunidade, da qual a Juventude Missionária participará, inclui tarefas de limpeza de ambientes, jardinagem e cuidado com animais.

O Centro Mariano Santuário da Criação foi recentemente fundado (novembro de 2018) e ancora princípios religiosos e ecumênicos, de preservação e serviço abnegado aos Reinos da Natureza.

Já no dia 30, as atividades serão na Aldeia Yakã Porã, da Terra Indígena Morro dos Cavalos, próximo a Florianópolis. A aldeia está localizada às margens da Rodovia BR-101 e, atualmente, é habitada por famílias da etnia Mbya Guarani, formando uma comunidade com aproximadamente 50 pessoas. A Rede-Luz Florianópolis, também filiada da Fraternidade, atuou há alguns anos na Aldeia Itaty, uma das três que compõem a Terra Indígena Morro dos Cavalos, com doação de alimentos. A proposta, como tarefa grupal a ser desenvolvida pela Juventude Missionária, é preparar o terreno para a implantação de uma horta comunitária, que abastecerá os habitantes da aldeia.

Para participar ou obter mais informações, basta enviar e-mail para juventudepelapaz.florianopolis@gmail.com