“Um jovem da paz constrói as novas pontes e eleva as consciências através de seus atos de amor, de misericórdia e de caridade”

A Campanha da Juventude pela Paz, com o apoio da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), realizou sua primeira Jornada da Juventude Missionária pela Paz no Uruguai, nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2018.

Juntos por um sonho

No primeiro dia da jornada (20/7), cerca de 20 missionários prestaram auxílio ao centro ocupacional chamado “Juntos por un Sueño”. A instituição, situada na cidade de Solymar, acolhe pessoas com todo o tipo de incapacidade (tanto físicas quanto mentais). Atividades de recreação, música e brincadeiras permearam a visita missionária. Na ocasião, avaliou-se a possibilidade de que fossem feitas, no futuro, uma intervenção na área externa e a montagem de uma carpintaria. À noite, o grupo realizou uma sintonia de encerramento do dia em uma praia na região de Ciudad de la Costa.

Presença da Rede-Luz

Os impulsos gerados pelas Jornadas da Juventude Missionária pela Paz (tanto as que ocorreram no Brasil quanto esta no Uruguai) atraíram integrantes da Rede-Luz. O apoio e a experiência dos membros da Rede-Luz estão se somando à proposta dos jovens missionários e, dessa forma, as jornadas estão se integrando à Rede Missionária Planetária.

Assistência ao Reino Animal

No sábado (21/7), o serviço foi no “LCA – Refugio de Animales”, um lugar de resgate, recuperação e proteção animal. Situado em Suarez, o local abriga aproximadamente 230 animais (cachorros, gatos, cavalos, ovelhas e porcos). É coordenado por Alicia Torres García, referência no Uruguai nas questões relacionadas aos direitos dos animais. Ela, o marido e dois filhos adolescentes sustentam o abrigo por meio de contribuições espontâneas, de certo apoio da prefeitura, de um trabalhador que é contratado esporadicamente e de doações de um frigorífico, que cobre parte da alimentação animal. A família iniciou o trabalho de resgate há 20 anos, com 40 cães. Devido à quantidade de bichos, eles precisaram se realojar fora dos limites da cidade.

Os cachorros quebraram as janelas da casa e ocuparam parte do lar como refúgio. A família, reiteradas vezes, tentou reparar as janelas e estabelecer limites para impedir a entrada dos animais, mas não logrou grandes resultados. Devido às condições deterioradas do local, Alicia manifestou grande preocupação em relação ao bem-estar integral de sua família, principalmente de seus filhos. A defensora de animais encontra-se em um estado de saúde delicado: ela passou por nove operações médicas por conta de um câncer (que afetou vários órgãos) e, recentemente, sofreu um episódio de agravamento do seu sistema cardiovascular.

O grupo de voluntários fez uma limpeza geral nos ambientes, construiu uma cerca para o canil e pintou os brinquedos da praça, onde se recebem alunos de escolas, que vão conhecer o refúgio e, às vezes, adotar animais. A entrega e o amor da família pelo Reino Animal eram perceptíveis e, ao final da jornada, tanto a equipe de missionários quanto o grupo familiar expressaram um sentimento pleno de gratidão. À noite, houve uma partilha com Imer, missionário da FFHI, que discorreu sobre o tema: “Missões de Ajuda Humanitária”.

Atividades no merendero

No último dia da jornada (21/7), os jovens missionários se deslocaram até o merenderoBarrio los Eucaliptus”, situado em uma vila na cidade de Maldonado. Merendero é um local onde se fornece alimentação às crianças carentes. As famílias que vivem nessa vila, no geral, não têm bons hábitos alimentares, educacionais e higiênicos. Todo final de semana e nos feriados, em torno de 25 crianças recebem alimentação balanceada com frutas da estação. Além disso, há distribuição de roupa, orientações sobre higiene pessoal e oferta de atividades lúdicas. Festas de aniversário também são comemoradas no espaço.

O merendero é sustentado por doações de diversas pessoas e por voluntários, que cozinham e se ocupam da organização e da harmonização do ambiente. A ideia é alimentar o corpo e a alma dos pequeninos com o amor e a alegria. A equipe limpou, interna e externamente, um local recém-doado, que, em breve, será o novo merendero. Ainda houve recreação e interação com as crianças e os moradores da vila.

Incêndio

Durante a atividade, uma casa pegou fogo. O grupo buscou baldes com água e auxiliou no que foi possível, até a chegada do corpo de bombeiros.

A situação inusitada suscitou diferentes reações nos participantes da jornada. Os jovens missionários foram tocados pelo episódio, porque as pessoas que tiveram sua casa destruída estavam sendo assistidas pelos próprios missionários. As casas da vila são bastante precárias, suscetíveis ao fogo, porque são feitas de madeira e material inflamável.

O fogo devastou tudo e, alguns dias após a jornada, a equipe missionária conseguiu captar doações (roupas, material escolar, artefatos domésticos, cama e colchão) para a família afetada pelo incêndio. Um dos participantes da jornada é bombeiro e, a pedido do grupo, ofertará uma série de conversas de instrução para atuar nesse tipo de contexto. O grande impulso e a ampla resposta do grupo geraram um espírito de unidade e de serviço promissor para a continuidade das ações missionárias no Uruguai.

A jornada finalizou-se com a cerimônia da comunhão ecumênica.

Mais informações:

monteshasta33@gmail.com