A Campanha da Juventude pela Paz prosseguiu com suas ações de serviço humanitário e de assistência aos Reinos da Natureza. Durante o final de semana de 29 de junho a 1º de julho passado, transcorreu na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, a 3ª Jornada da Juventude Missionária pela Paz. Na ocasião, contou-se com o apoio do Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, com colaboradores da Rede-Luz e com missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

Participaram mais de 30 pessoas, provenientes de diversas cidades do Brasil, entre jovens e adultos, que acompanharam a iniciativa.

Experiência única

“Foi uma experiência totalmente diferente, quase diria única”, testemunhou Carolina Kabbachi. “Estamos descobrindo como funciona essa prática tão simples de ajudar. Para as duas, foi uma oportunidade de encontrar-nos a nós mesmas”, complementou Marília Santilli. Ambas vivem em São Carlos e foi a primeira vez em que participaram de uma atividade de serviço com o Núcleo-Luz de São Carlos.

Fortalece a alma

“A vivência missionária permite-nos entrar em contato com outras realidades que fortalecem a alma. É algo tão bom que não se pode expressar em palavras”, compartilhou, por seu lado, Amanda Januário, outra das jovens participantes.

Renova a visão do mundo

“É uma experiência que muda por completo a nossa visão de como funciona o mundo”, acrescentou Victor Prado.

“Quando alguém vê a alegria de uma pessoa ou de um animalzinho, que recebem uma pequeníssima ajuda, um carinho, isso traz uma felicidade que não é deste mundo. É algo que brota de dentro, uma experiência que todos deveriam conhecer”, afirmou Bianca Montemovo Mello.

Atividades

No primeiro dia, os voluntários ajudaram a melhorar as condições de uma humilde casinha localizada no bairro de Antenor Garcia, lar de um jovem casal e de suas duas crianças. Nesse lugar, apoiaram as tarefas dos donos da casa e de um grupo de pedreiros. Substituíram a precária cobertura de plástico do teto por uma estrutura de madeira e chapas de PVC, pintaram as paredes e realizaram outras melhorias no quintal.

No segundo dia, os voluntários foram até um refúgio privado de animais (cães, gatos, aves e tartarugas). Ali, harmonizaram e reorganizaram um depósito, limparam setores do extenso quintal e ajudaram na construção de um galpão para o acolhimento de mais gatos. O local alberga, no momento, cerca de 250 representantes do Reino Animal.

Posteriormente, os jovens se uniram, via internet, à rede internacional de Oração pela Paz dos Jovens no Mundo.

Finalmente, na manhã do domingo, confraternizaram-se com os 75 anciãos do “Pensionato Aconchego”. A proposta começou com um exercício espiritual de orações dinâmicas e interativas. Em seguida, aconteceram atividades manuais de recreação, com artesanato de flores e pintura. Serviu-se um lanche com doces e, por último, ocorreram danças e música de conteúdo espiritual. Um ruidoso papagaio e uma galinha acompanharam, com muito entusiasmo, as horas de algazarra no local.

A próxima Jornada da Juventude Missionária pela Paz ocorrerá em Montevidéu, Uruguai, do dia 20 a 22 de julho de 2018.

Mais informações sobre esse encontro:
Celular: (+598) 9883-6643

Para saber mais sobre as atividades do grupo juvenil do Núcleo-Luz de São Carlos:
Celular: (+55) (19) 99217-6504
E-mail: nucleosc@comunidadefigueira.org.br