José Vasquez, consultor do UNICEF durante 29 anos, atuou em 2018 em Roraima com respostas humanitárias em situação de emergência, na proteção de direitos e educação de crianças e adolescentes.

Lá conheceu e se uniu ao trabalho de suporte à população imigrante refugiada venezuelana, que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI realiza junto a outras instituições.

Os espaços criados ali têm o objetivo de promover a recuperação emocional e proteção de direitos, através de atividades recreativas e de inserção no sistema público de ensino.

José conta que, diferente das intervenções em contextos de emergência que havia participado, em decorrência de terremotos por exemplo, essa situação dos refugiados venezuelanos tem uma característica crescente do problema e requer uma resposta diferente.

Ao ver então a possibilidade de adequar normas com eficiência nessa situação, e presenciando a atuação da Fraternidade Internacional FFHI e demais organizações, José teve interesse em participar do projeto O Bem Comum – de Educação e Proteção a crianças e adolescentes venezuelanos, em parceria com a FFHI.

“Devemos desburocratizar as instituições, quando se trata de resposta a crianças, adolescentes e famílias. Porque são as crianças que sofrem mais, por não entenderem o que se passa”, comenta.

A partir dessa experiência juntos, José foi convidado a levar sua fala sobre o que é a educação em um contexto de emergência ao Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias, que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro em Carmo da Cachoeira/ MG, na Comunidade-Luz Figueira.

Segundo ele, “mais do que compartilhar experiências, fui compartilhar os aprendizados que venho tendo nesse tempo”.

Sentindo-se como “parte de uma família”, José saiu do evento “nutrido das experiências”  diz, sensibilizado.

Fraternidade Internacional FFHI segue desenvolvendo e aprofundando atividades educacionais em Roraima, Manaus e Colômbia, no âmbito da resposta humanitária aos venezuelanos. Tem também como perspectiva realizar um seminário sobre educação em emergências na Colômbia, a fim de unir instituições e pessoas que trabalham com o tema, em prol do bem-estar das crianças e adolescentes afetados pela crise.