De 13 a 16 de janeiro, cerca de 42 crianças participaram de um trabalho de Contação de Histórias no Núcleo Coração Sagrado e na Escola Arte Educação, ambas na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

contacao_historias2O evento foi realizado pela contadora de histórias Ilana Pogrebinschi Szpilman, com crianças da Escola Parque Tibetano, que fica na Comunidade-Luz Figueira, da Arte Educação, da Casa Lar e com outras crianças da cidade de Carmo da Cachoeira. Ilana trabalha com bonecos, música e outros materiais para contar suas histórias. Uma das atividades realizadas durante o evento foi um exercício com um novelo de lã onde cada um contava um pouco da sua história e passava para outra pessoa do círculo, formando no final uma grande teia. A ideia é trazer a percepção de que estamos todos interligados, como um só. A Irmã Maria Nazaré, monja da Ordem Graça Misericórdia, também participou do encontro, compartilhando um conto que ela escreveu sobre as abelhas.

contacao_historias4Entre uma atividade e outra, as crianças cantaram canções acompanhadas com violão e também participaram da confecção de origamis de bichos. Segundo Ilana, a contação de histórias tem funções importantíssimas para a educação e formação de crianças e adultos: “Só o ato ouvir de verdade, de coração aberto já é em si um aprendizado para todos nós. As histórias que foram compartilhadas, foram escolhidas cuidadosamente. Buscando um conteúdo que trouxesse bons valores, esperança e estímulos transformadores para o mundo de hoje.”

contacao_historias_criancas1No último dia do evento de contação de histórias, as crianças do Núcleo Coração Sagrado, foram até a Arte Educação e contaram uma história para as crianças da cidade. Em seguida, as crianças da cidade contaram uma história para as crianças da Comunidade-Luz Figueira.
“Achei muito importante este trabalho para todos nós irmos aprimorando nossa escuta externa e interna e a partir disso expressarmos a verdade do nosso coração com toda a pureza e inteireza”, disse Ilana.