No sábado passado, dia 25 de junho, o Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo – Sagrada Casa de Maria Mãe Paulista, localizado na cidade de Carapicuíba, São Paulo, Brasil, recebeu o curso ‘Preparo para Situações de Emergência’, organizado pelo Grupo Solar da Fraternidade- Federação Humanitária Internacional.

grupo_solar_curso_nucleo_sp_procedimento1Logo pela manhã cerca de trinta pessoas entre colaboradores do Núcleo-Luz e monges do Monastério da Divina Trindade, da Ordem Graça Misericórdia, já estavam recebendo as primeiras instruções do curso, que foi dado por Helentiana Gonçalves e Cristiano Cavalcanti, ambos coordenadores do Grupo Solar.
Na aula sobre ‘Suporte Básico de Vida’, foram passadas instruções de como fazer uma Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e a reconhecer os sinais vitais de uma pessoa vítima de um acidente. Com a ajuda de um boneco especial para treinamentos, foi possível aprender na prática como fazer uma massagem cardíaca.

grupo_solar_curso_nucleo_sp_procedimento2‘É sempre bom a gente ter noção do que a gente pode fazer e o que não pode, e assim ajudar as pessoas que estão atuando em uma situação de emergência. Eu já fiz outros cursos mas eu fico sempre com a mesma sensação de não estar pronta. Eu acho importante sempre que tivermos a oportunidade participar destes cursos’, disse Cláudia Rimini, colaboradora do Núcleo-luz de Figueira em São Paulo.

No período da tarde, a aula foi sobre o que fazer em caso de desastres naturais, como terremotos, enchentes e incêndios. Em seguida, na aula pratica, foi ensinado como utilizar o extintor de incêndio.
‘Está um clima muito alegre e eu considero muito importante este treinamento, porque nós estamos fazendo os procedimentos na prática e não só na teoria’, disse Leila Aravechia, colaboradora do Núcleo-Luz.

grupo_solar_curso_nucleo_sp_procedimento3Durante o curso foram passadas também diretrizes para o Núcleo-Luz se organizar no preparo para emergências, incluindo ações de pesquisa e reuniões periódicas para tratar sobre o tema.
‘Eu percebo que este curso é uma retomada de um treinamento que nós fizemos há algum tempo atrás, mas agora em um outro ponto, em outra consciência. É um impulso que está sendo dado para nós realmente assumirmos estes tempos com mais consciência”, disse Shyowa Yamata Sakate, terapeuta e colaboradora do Núcleo-Luz.

O Grupo Solar realizará o curso ‘Preparo para Situações de Emergência’ em outros locais da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.
‘Percebemos um retorno muito positivo das pessoas que participaram do curso e aproveitaram muito a parte prática. Este encontro foi muito importante para todos nós e esperamos dar continuidade ao trabalho nos outros Núcleos-Luz’, disse Helentiana.

grupo_solar_curso_nucleo_sp_grupal