Conheça o relato de quatro voluntários sobre suas experiências na Comunidade-Luz

Em busca de um propósito mais amplo e edificante para suas vidas, um número cada vez maior de jovens adultos, de diversas nacionalidades, está encontrando nas Comunidades-Luz, filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), uma alternativa ao sistema vigente. Muitos, após um tempo de experiência, decidem viver como colaboradores voluntários nesses locais. Outros optam por permanecer durante períodos, nos quais participam de projetos voltados ao bem comum, adquirem novos aprendizados e se restauram em um ambiente de colaboração, simplicidade e paz.

Nas Comunidades-Luz, os jovens podem se dedicar à oração, ao autoconhecimento, à música elevada e ao estudo espiritual. Além disso, integram-se às tarefas diárias, entram em contato com a natureza e participam de atividades nos setores com os quais têm mais afinidade. Mais do que centros espirituais, as Comunidades-Luz atuam como laboratórios vivos, sempre pensando em novas soluções autossustentáveis, sociais e pedagógicas. Por isso, não faltam demandas nas diferentes áreas de conhecimento, ou seja, há afazeres para as mais variadas vocações.

Novos padrões de conduta

Apesar de estar com as visitações suspensas devido à pandemia, a Comunidade-Luz Figueira, localizada em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, conta com dezenas de jovens moradores estáveis. Eles vivem comprometidos com a construção de um projeto de vida coletivo, baseado no compartilhamento de valores éticos e espirituais, no serviço ao próximo e na harmonia com o meio ambiente.

Lá todas as vivências e práticas cotidianas estimulam os jovens a adotarem uma nova mentalidade, substituindo conceitos arraigados na vida comum, como materialismo, individualismo, consumismo e competição, por valores como espiritualidade, solidariedade, doação, despojamento e cooperação.

Esses atributos são bem representados pela Campanha da Juventude pela Paz, um movimento ecumênico e internacional sediado na Comunidade-Luz Figueira. A cada dois meses seus integrantes promovem, com o apoio de pessoas do mundo inteiro, o Festival da Juventude pela Paz Online, que visa a difundir a cultura de paz, a conexão com o divino, o voluntariado e o amor aos Reinos da Natureza entre as novas gerações.

Além da participação de jovens de outros países em inúmeros eventos online realizados na Comunidade-Luz, o fluxo de estrangeiros, sobretudo provenientes da América Latina, sempre foi intenso no local. Tanto que, no dia a dia, fala-se de forma corrente não apenas o português, mas também o espanhol e, eventualmente, o inglês.

Unidade com a Criação

Juan, 29 anos, de Valdívia, na Região de Los Rios, Chile, é um dos coordenadores do Setor Reinos da Comunidade-Luz Figueira. Sua tarefa envolve o cuidado de dezenas de animais resgatados, o acompanhamento dos cães, gatos, bovinos e aves que vivem na Comunidade-Luz com seus tutores, bem como a organização de mutirões de castração e de atendimento aos animais da região.

Seu primeiro contato com as Comunidades-Luz foi em 2012, quando conheceu a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, em Paysandú, Uruguai. “Foi aí que senti um chamado para viver nesses locais e, dessa maneira, entregar minha vida ao Plano Evolutivo”, afirmou.

Após passar um período na Comunidade-Luz Aurora, Juan retornou à sua cidade natal, onde participou da junta de coordenadores da Rede-Luz Planetária – antes, ele já havia coordenado a Rede-Luz do Chile – e de outras atividades como colaborador voluntário de entidades filiadas à Fraternidade – Humanitária (FFHI).

“Apesar de estar bastante envolvido com a Obra lá fora, participar das missões humanitárias que a Fraternidade – Humanitária (FFHI) realizou durante os grandes incêndios no Chile, em fevereiro de 2017, definiu meu retorno às Comunidades-Luz. Assim, em março do mesmo ano, vim morar na Comunidade-Luz Figueira”, contou.

Juan explicou que sua tarefa com os Reinos da Natureza surgiu de uma necessidade interna de se aprofundar na prática do serviço abnegado e do amor compassivo. “O serviço aos animais nos oferece a possibilidade de experimentar a unidade com toda a Criação. Percebo que, por meio desse trabalho, nosso ser consegue dar passos rumo ao amor verdadeiro, um amor que tem a capacidade de curar qualquer coisa em nós mesmos e nos demais.”

Ele também salientou que a Comunidade-Luz Figueira é um lugar que impulsiona o desenvolvimento dos jovens em muitas dimensões. “Vivo aqui somente há alguns anos, mas sinto que as oportunidades de amadurecimento interior e as experiências que esse lugar já me proporcionou equivalem à bagagem positiva de vidas e vidas.”

Jovens na Comunidade-Luz Figueira

Música para a elevação da consciência

Hadson Huan, 27 anos, de Anápolis, Goiás, Brasil, está na Comunidade-Luz Figueira há nove meses. Como professor de música, ministra aulas para as crianças e os jovens que vivem no local e participa de outras atividades promovidas pelo Setor Cânticos. “Na Comunidade-Luz, a tarefa com a música representa um caminho de descobertas interiores. É, efetivamente, um veículo para entrarmos em contato com Deus e para escutarmos a mensagem que Ele tem para cada um de nós”, disse.

“Conheci Figueira através de uma amiga, que vivenciou coisas muito bonitas aqui. Depois de ouvir seu depoimento, decidi passar dez dias na Comunidade-Luz. Nesse período, tive experiências espirituais que despertaram minha consciência em um nível mais profundo. Um chamado interno se pronunciou com força e clareza, indicando-me que era hora de viver uma nova etapa, em direção a um nível mais profundo de fé, de oração, de entrega e de serviço.”

Hadson contou que estar na Comunidade-Luz o mantém conectado à real necessidade destes tempos. “Aqui os aprendizados são vastos e dinâmicos, mas, em síntese, tenho aprendido a aprofundar a união com Deus e a sentir Sua Presença e Seu amor a cada instante, na simplicidade da vida. Além disso, estou tendo a oportunidade de descobrir dons que antes não conhecia e de colocá-los a serviço do todo.”

Jovens na Comunidade-Luz Figueira

A força da união

Vivendo há dois anos e meio em Figueira, Florência, 29 anos, de La Punta, San Luis, Argentina, integra o comitê coordenador de um nos núcleos de vida grupal, ocupando-se da organização e distribuição das tarefas diárias, da supervisão das áreas comuns e do acompanhamento do ritmo coletivo. Ela também presta suporte a outros setores, como o de Suprimentos, o de Comunicação e o de Emergências, no qual atua na Brigada de Incêndio.

“Quando conheci a Comunidade-Luz Figueira, senti que estava chegando em casa. Retornei à Argentina com o intuito de concluir minha graduação em psicologia, encerrar meu trabalho e vir morar definitivamente aqui. Percebi que não havia nada lá fora que pudesse se comparar ao sentido e ao valor que essa Obra traria para a minha vida”, revelou.

“O que mais me atraiu na Comunidade-Luz foi a proposta de viver por um propósito maior, baseado no amor e no serviço ao próximo. Constatei que, quando um grupo de pessoas está reunido com essa postura e com essa disponibilidade interna, pode manifestar coisas incríveis, tanto espiritual quanto materialmente.”

Florência apontou outros aspectos do despertar e do aprofundamento espiritual proporcionados pela Comunidade-Luz: “Aqui somos auxiliados a trilhar um caminho de autoconhecimento e a desenvolver um contato interior que permitem nosso constante aprimoramento e transformação. Sinto que essa é uma escola de vida, na qual estou sendo preparada, em diversos níveis, para servir quando e onde for necessário”, concluiu.

Jovens na Comunidade-Luz Figueira

Auxílio às famílias da região

“Aqui fazemos tudo com o outro e pelo outro, buscando sempre um olhar e uma postura mais fraternas. Isso gera um profundo amadurecimento. Depois de um tempo a gente olha para trás e nem se reconhece mais”, ressaltou Fernanda, 28 anos, de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Formada em psicologia, Fernanda vive em Figueira há quatro anos. Atualmente, ela coordena a Unidade de Cura da Casa Luz da Colina, onde também realiza atendimentos remotos, e se dedica ao acompanhamento de idosos que vivem na área.

Outra de suas tarefas é focalizar a Rede de Serviços, um projeto que presta auxílio na região. “Antes da pandemia, fazíamos visitas domiciliares às famílias em situação de vulnerabilidade social de Carmo da Cachoeira e de cidades vizinhas. Além do apoio e do cuidado que o próprio encontro com o outro proporciona, a partir de uma escuta atenta e amorosa acolhíamos as demandas e buscávamos atendê-las ou encaminhá-las. Nossa atuação incluía a distribuição de alimentos e roupas, o empréstimo de material hospitalar, os atendimentos em nossa Unidade de Cura, o apoio no cuidado aos animais domésticos, bem como a realização de mutirões de atendimentos médicos, terapêuticos e psicológicos. Com a pandemia, seguimos atuando, porém de forma adaptada aos protocolos sanitários”, explicou.

Fernanda contou que, desde muito cedo, interessava-se por trabalhos sociais e questionava a estrutura da sociedade. “Logo que me formei, veio uma inquietação sobre qual caminho seguir dentro da profissão. Eu queria viver a espiritualidade como base desse caminho. Em busca de uma resposta, passei a conhecer comunidades espirituais, a fazer retiros… Até que conheci a Comunidade-Luz Figueira. Chegar aqui mudou tudo, mobilizou-me de uma forma muito intensa. Eu soube que era o meu lugar, que havia encontrado o meu caminho.”

A jovem destacou, além da experiência espiritual, os aprendizados práticos que a Comunidade-Luz proporciona. “São vivências de uma amplitude e de uma riqueza incríveis. Aqui pude não somente aprofundar meu trabalho com a psicologia, mas também realizar cursos e ter contato prático com diversas outras áreas, além de vivenciar o cultivo do próprio alimento, a atuação em emergências, o cuidado de animais… Outro aspecto fantástico da vida na Comunidade-Luz é a possibilidade de viver como uma grande família com pessoas das mais diversas origens e culturas. Quanta alegria, gratidão e aprendizado!”

Jovens na Comunidade-Luz Figueira

Novos projetos

Após tantos anos de interação com jovens do mundo inteiro, a Comunidade-Luz Figueira pretende continuar investindo em iniciativas que promovam o desenvolvimento humano e espiritual das novas gerações. “Temos importantes projetos, alguns já em andamento, para qualificar o acolhimento e a formação dos jovens que levarão adiante os princípios de fraternidade e de serviço ao próximo vivenciados nas Comunidades-Luz ”, informou Madre María del Salvador, coordenadora de Figueira.