Cerca de 1.200 pessoas  vindas das Américas, Europa e África se reuniram na Comunidade-Luz Figueira para participar do 58º Encontro Geral de Figueira,  que se realizou do dia 9 ao dia 12 de março. O encontro atualizou a todos sobre a expansão geográfica e o aprofundamento que está alcançando a obra espiritual que o filósofo espiritualista José Trigueirinho iniciou na região de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

Trigueirinho e a Madre María Shimani de Montserrat, monja da Ordem Graça Misericórdia, conduzem atualmente o trabalho, e  compartilharam informações sobre as tarefas desenvolvidas em diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Europa, México e América Central. Também abordaram pontos relacionados com os valores espirituais da vida, as missões de ajuda humanitária e os serviços de oração que a obra promove em todo o planeta, em  prol da paz e da fraternidade.

Intensa programação

Durante quatro dias sucederam de forma intensiva numerosas conferências, apresentações do Coral das Comunidades-Luz e momentos de oração grupal.  No entorno do auditório foram montados vários stands, onde a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e suas filiadas puderam interagir com os presentes.

Estiveram representadas nesses stands, além da Fraternidade, a Comunidade-Luz Figueira (que contou com um local para sua campanha para a aquisição das Terras do Sol e das Terras da Irmandade, e outro para a distribuição de sementes puras preservadas na comunidade), assim como as comunidades-luz Fraternidade (Paysandú, Uruguai), da Irmandade (em Córdoba, Argentina) e Nova Terra (no estado do Rio de Janeiro, Brasil).

Também houve locais para a Rede-Luz Planetária, a Ordem Graça Misericórdia, o Coral das Comunidades-Luz, a Casa Luz da Colina, o Parque Francisco de Assis (canil de Lavras) e a Associação Maria (que teve um stand destinado à distribuição de objetos sagrados e outro à difusão da Campanha pela Paz).

Lançamentos

A livraria da Irdin Editora realizou três lançamentos, entre os quais o livro “Mensagens de Misericórdia”, que reúne as mensagens transmitidas por Cristo Jesus entre janeiro de 2013 e Janeiro de 2014 através do Frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia. Também foram lançadas duas coleções de conferências de José Trigueirinho reunidas em pen-drives; a primeira é uma “Antologia sobre os Reinos da Natureza”, uma compilação de 31 horas de duração com palestras oferecidas ao longo de 16 anos, e a segunda é uma compilação sobre os “Raios”, com 19 horas de duração, com palestras gravadas ao longo de 24 anos.

Estiveram presentes colaboradores da Rede-Luz Planetária, das Comunidades-Luz, dos Núcleos-Luz, das associações de serviço e convidados especiais de 13 países do continente americano, da Europa e da África, a saber: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Nicarágua, Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Portugal e Angola. Muitos outros acompanharam as transmissões realizadas via internet para as Comunidades-Luz.

Impressões

“Considero o que estamos vivendo neste Encontro uma lição para o mundo inteiro: ver reunidas mais de 1.000 pessoas, de diferentes tradições e abordagens espirituais, unidas de coração e mente para aliviar a dor e o sofrimento mundial, através de orações pronunciadas com muito amor. Sinto-me muito comovido e grato por ver tanta gente disposta a apoiar o processo espiritual da nação norte-americana”, disse Micha-El, membro da Rede-Luz dos Estados Unidos.

Pilar Marbán e María del Mar Toledo são duas colaboradoras espanholas da Rede-Luz Europa que regressaram aos Encontros Gerais depois de 9 anos. Ambas coincidiram que se trata de “um trabalho impressionante e maravilhoso”. Pilar agregou que “a tarefa que se abre para a Europa é muito importante e vai exigir de todos um esforço a mais porque somos poucos”. Em termos parecidos, María del Mar concluiu: “Sinto que como europeus temos que continuar amadurecendo muito para prosseguir neste caminho espiritual”.

Para a nicaraguense Alba Palacios, da Rede-Luz da América Central, trata-se de “um trabalho maravilhoso, que vai unindo consciências e nações, abrindo corações, construindo uma unidade e despertando a humanidade para a vida do espírito”.

“Retorno a Figueira depois de dois anos, e nesse tempo percebo um importante crescimento na abertura das pessoas, que está permitindo ampliar a qualidade do trabalho espiritual”, destacou Andrés Oyarce, coordenador da Rede-Luz do Chile.

“Estamos sumamente gratos por este Encontro Geral, que é um verdadeiro aprofundamento de impulsos espirituais para todos”, considera Celina Santos, integrante da coordenação da Rede-Luz Norte-Nordeste do Brasil. Ela comentou que nesta região estão trabalhando intensamente para sustentar a recente manifestação do Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

“É uma experiência muito forte e mobilizadora, por toda a energia que se manifesta e por toda a informação recebida; alcança-se uma vibração tão alta que desejaríamos poder mantê-la e leva-la até nossos lugares de origem”, afirmou por sua vez Juan José Caliá, membro do coral da Rede-Luz de Buenos Aires.

Os encontros gerais de Figueira se realizam semestralmente, em março e setembro, desde 1988.