Os voluntários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) vêm realizando missões humanitárias e respondendo a situações de emergência desde 2011. Atuam em catástrofes naturais e ambientais, além de prestar assistência a refugiados e migrantes, dentro e fora do Brasil.

Vários treinamentos e capacitações são necessários para que as ações humanitárias que a Fraternidade Internacional (FFHI) realiza, se concretizem. Assim, os voluntários são preparados para lidarem com as mais diversas situações de forma assertiva e eficaz, tanto no aspecto prático e logístico como no lado humano e fraterno, ressaltando a harmonia do trabalho em equipe como característica fundamental.

Para isso, a Fraternidade Internacional (FFHI) fornece diversas dessas capacitações, algumas somente para missionários e outras para o público em geral.

  • No caso dos missionários, a Academia Missionária visa transmitir os princípios e os valores da instituição e de quem atua nela. Tem como principais abordagens o código de conduta, a resposta a emergências, a gestão e a coordenação de abrigos temporários para migrantes, refugiados, desabrigados, além da psicologia do trauma e da pedagogia em situações de emergência. Em se tratando da psicologia do trauma, é realizada uma roda de conversa ao final de cada missão pontual, onde são passados os conceitos do acolhimento e da escuta ativa, assim como os conceitos da vida missionária e sua ética.
  • As Jornadas Missionárias são realizadas com o intuito de que pessoas participem de uma jornada de serviço praticando a vida em grupo.
  •  Já as Vivências Missionárias ocorrem durante vários dias, com um grau de prontidão e exigência maior, com ações em diversas instituições de assistência humanitária e auxílio aos reinos da natureza.
  •  A Juventude Missionária propõe aos jovens uma jornada de serviço em conjunto para iniciar a consciência nos jovens sobre a importância de se perceber as necessidades em volta, plantando assim a semente do trabalho altruísta. São encontros em que a própria energia deles é a linha de condução.

As formações são conduzidas pelos missionários mais experientes e em parceria com Organizações nas diferentes especialidades.

“A instrução entre jovens e adultos é a mesma, e cada um se regula em sua capacitação conforme os seus dons, experiência e disposição” esclarece Mariandja, Missionária da Fraternidade Internacional (FFHI).

Cursos realizados em 2019

Atendimento Pré-Hospitalar (APH) – com duração de 40h, realizado na Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora como na Comunidade-Luz Figueira
Formação do 1° Módulo em Avaliação de Cena – uma formação de base para atuação em missões humanitárias – na Comunidade-Luz Figueira;
Curso de Brigada de Incêndio, nível intermediário, na Comunidade-Luz Figueira.

Todos esses cursos foram realizados pela Formação em Emergências para os missionários, consagrados ou não, para os membros das Comunidades-Luz e para os monges da Ordem Graça Misericórdia.

Algumas capacitações dos missionários têm sido realizadas junto às Agências das Nações Unidas como ACNUROIM, UNFPA além de Organismos Municipais, Estaduais e Federais.

Próximos passos!

Está sendo organizada uma formação para os grupos da Rede-Luz por toda a América do Sul, que será baseada em todos os temas expostos anteriormente.

Saiba como participar das atividades missionárias e faça parte dessa rede de amor em ação!