Imprescindíveis neste momento em que o planeta passa por uma pandemia, a caridade e a solidariedade têm em comum a ajuda ao próximo e, nesse sentido, caminham de mãos dadas.

Expressão de bondade e compaixão, a caridade manifesta o amor que surge de Deus. Ao amar e ser amado por Deus, o ser humano consegue manifestar a caridade, acolhendo aquele que sofre e que necessita de ajuda. Na caridade, o resultado de todas as ações é o amor, como ensinou o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto: “a caridade é algo que vem de níveis onde o amor superior existe”.

Realizado na Comunidade-Luz Nova Terra, uma das filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), o Bazar do Amor é exemplo vivo de caridade e solidariedade.

A Comunidade-Luz Nova Terra, localizada em Teresópolis – RJ, também conhecida como Núcleo de Serviço Crer-Sendo, recebe continuamente um grande fluxo de doações; entre os objetos novos e usados encontram-se: utensílios domésticos, móveis, alimentos, roupas, sapatos, bijuterias, brinquedos, entre outros.

Conforme relata a colaboradora Maria da Penha Sampaio, há um grande número de pessoas que dão apoio ao bazar: “é um grupo bem diversificado, com pessoas que fazem enxovais, roupinhas de bebês, outras que restauram bijuterias, recuperam móveis e, ainda, muitas que ajudam a organizar e montar o bazar”.

Tudo que é recebido passa por uma seleção, sendo que o grupo que contribui para o bazar providencia diversos reparos. “A gente transforma os materiais em objetos utilizáveis, por meio de limpeza, pintura, restauração, costura, o que for necessário”, explica Penha.

Atuando na Comunidade desde o princípio das atividades, a colaboradora tem em sua memória toda a trajetória que o trabalho percorreu até chegar a esse grande Bazar do Amor, que, antes da pandemia, recebia de 200 a 500 pessoas, e afirma que “muitas pessoas são beneficiadas pelo bazar: moradores rurais e quem vive no entorno da Comunidade-Luz, nos bairros de Sebastiana, Serra do Capim, Vila do Peão, Cruzeiro, Água Quente, Viana, Vale Alpino”.

É importante destacar que o Bazar do Amor funciona na base de troca ou doação espontânea, que nada é cobrado, conforme ressalta: “os moradores das áreas rurais trazem legumes e frutas de suas próprias colheitas e alguns fazem oferta em dinheiro numa urna que fica na saída do evento. Tudo é espontâneo e acontece com tranquilidade e harmonia”.

Para a colaboradora, o objetivo do bazar é “partilhar com as pessoas o amor que recebemos na forma de objetos. Como recebemos muito, temos muito o que partilhar. O bazar é nossa forma de agradecer ao universo por tudo que recebemos de maneira tão harmônica, bela, simples e amorosa”.

Está no ensinamento de Trigueirinho que “caridade não é apenas distribuição de coisas, por trás há outras circunstâncias mais reais, há o coração presente”.

O amor transmitido pelo coração de cada um que participa pulsa em toda a tarefa. Nesse sentido, Penha destaca: “o importante do bazar não é só o bazar em si, mas todo o trabalho, a preparação, porque tudo é feito com muito amor.” E acrescenta: “algumas pessoas depressivas, ao ajudarem no bazar, conseguem um novo ânimo e relatam isso”.

Trigueirinho, quanto a solidariedade, deixou a seguinte instrução: “Os problemas são resolvidos com amor e solidariedade, e, para que esta seja efetiva, deve existir entre todos, incluindo entre os que precisam. Deve haver solidariedade também entre eles”.

Fica claro que isso existe nas comunidades rurais que são beneficiadas pelo Bazar do Amor, pois segundo o exemplo fornecido por Penha: “a divulgação do bazar sempre foi boca a boca, e chegamos a contar com quinhentas pessoas. Os moradores formam uma rede, na qual um informa o outro, por exemplo, quando chove e o bazar é adiado”.

Pandemia

Conscientes da importância de continuar prestando atendimento a essa população das comunidades rurais neste momento de pandemia, Penha explica que continuam atendendo os moradores das comunidades, tentando suprir as necessidades que apresentam. Ela explica que “eles nos encaminham suas necessidades por aplicativo de mensagem e a gente vai ao local e entrega a doação”.

Ainda segundo ela, todos os envolvidos nesse movimento externo cumprem com rigor todos os protocolos de cuidados estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Dessa forma, mesmo durante a pandemia que se instalou no planeta, é possível manter acesa a chama da caridade e da solidariedade vivenciada por todo esse grupo de colaboradores, exemplos vivos da prática do amor.

Pela energia do coração, amando os mais infelizes e tendo compaixão pelos mais humildes, que se chega a ter a caridade na consciência.” (José Trigueirinho Netto)