Cerca de 640 pessoas – uma média de 150 famílias – foram beneficiadas pela ação do grupo da Rede-Luz Paraguai em 2020, mesmo com o contexto da pandemia.

Desde junho de 2016, quando missionários voluntários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) estiveram na região da Cidade do Leste, atuando na denominada Ação Paraguai junto às comunidades indígenas do Alto Paraná, Mbya Guarani e Avá Guarani, que o grupo da Rede-Luz prossegue com o serviço a estas comunidades em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica.

Rede-Luz Paraguai doação alimentos indígenas Mbya y Ava Guarani

Adriana Vallet, integrante da Rede-Luz Assunção, um dos grupos da Rede-Luz Paraguai, fala sobre a importância da ajuda humanitária aos povos indígenas do Paraguai:

“Focamos nessas comunidades, devido à sua extrema pobreza e vulnerabilidade pela falta de terra própria, sendo que os seus integrantes ganham a vida trabalhando no lixão da Cidade do Leste”.

Antes da pandemia as atividades consistiam em visitas programadas que incluíam a oferta de inúmeras atividades de integração, entre as quais assistência médica, cuidados dentais, jogos e recreação com crianças e jovens, corte de cabelo, penteados, preparação de almoço comunitário no próprio local, além da distribuição de roupas e alimentos.

“As nossas visitas eram importantes não somente para a doação dos alimentos, mas também, pela oportunidade de convivência, de partilhar momentos que enchiam a alma de todos de alegria”, explica Adriana.

Rede-Luz Paraguai doação alimentos indígenas Mbya y Ava Guarani

Impossibilitados de prosseguir com essas atividades presenciais, devido à pandemia, e conscientes da grande necessidade dessas comunidades, os 12 integrantes da Rede-Luz Paraguai se organizaram para continuar com a distribuição dos alimentos, que em 2020 ocorreu em quatro oportunidades: março, julho, outubro e dezembro.

Emma Miró Ibars, também integrante da Rede-Luz Assunção, relata que “para os nossos irmãos nativos, a nossa ajuda é muito importante, já que a maioria das comunidades recebe somente o nosso amparo. Conseguimos fazer as entregas de alimentos, com a contribuição e ajuda dos nossos irmãos brasileiros, dos membros dos demais grupos da Rede-Luz Paraguai e dos simpatizantes paraguaios da Missão Paraguai. ¨

O serviço abnegado, amparado unicamente no propósito de contribuição a quem mais necessita, é a forma de ação desse grupo da Rede-Luz Paraguai e que cumpre fielmente o compromisso assumido pelo coração de seus integrantes.

Rede-Luz Paraguai doação alimentos indígenas Mbya y Ava Guarani