Rede-Luz visita idososUm dos grandes desafios de qualquer organização social sem fins lucrativos é encontrar meios e recursos para a continuidade dos trabalhos realizados. Estabelecer parcerias, conseguir doações e atrair voluntários que possam ajudar nas iniciativas são buscas constantes de qualquer grupo que desenvolva ações filantrópicas.

Quando chegou no interior de Pernambuco com a missão de gerenciar o setor de captação de recursos de um abrigo para idosos, a missionária vicentina Irmã Rafaela encontrou uma difícil situação. “Faz quatro meses que eu cheguei aqui em Nazaré da Mata, fui enviada em missão e quando cheguei me deparei com essa realidade: de precariedade, a infraestrutura da casa também em uma situação bem difícil, muitas infiltrações no teto, nas paredes, com mofo e eu senti falta de sensibilidade da comunidade. Poucas doações, poucos grupos e familiares vindo visitar os abrigados, eles praticamente abandonam os idosos e não voltam aqui”, conta Irmã Rafaela.

A Casa de Caridade Imaculada Conceição, conhecida também como abrigo Irmã Guerra, atua há 89 anos em causas sociais. O trabalho no acolhimento de idosos é o principal serviço prestado pela entidade no município de Nazaré da Mata, a cerca de 70 km de Recife. A instituição é uma associação civil beneficente amparada pelas Irmãs Vicentinas – Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, uma ordem cristã fundada no século XVII com sede na França.

Rede-Luz visita idososO Abrigo Irmã Guerra conta atualmente com quarenta idosos residentes. Muitos estão com a saúde debilitada e não possuem nenhum suporte previdenciário ou familiar. Com tantas necessidades para serem atendidas e poucos recursos, irmã Rafaela resolveu pedir apoio. Ela descobriu a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) em uma pesquisa na internet e entrou em contato.  “Li um pouco e me identifiquei profundamente com a missão de vocês. A gente serve aos pobres, os irmãos mais sofredores assim como vocês fazem também”, diz Irmã Rafaela.

Logo após o contato da Irmã Rafaela a Rede-Luz Nordeste, filiada da FFHI, foi acionada e uma ação de apoio emergencial foi organizada pelos voluntários. Os colaboradores fizeram um levantamento sobre as necessidades materiais mais urgentes e no dia 14 de agosto um grupo com quatro voluntários partiu de Recife para uma visita ao abrigo e entrega de doações de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene e limpeza.

“Fiquei até surpresa, pois vocês são uma Fraternidade Internacional, eu disse:  Meu Deus, diante de tantas necessidades. Mas vocês olharam pra gente com esse olhar de ternura, de misericórdia, de muita bondade…como o próprio nome de vocês fala:  Rede-Luz, vocês vieram realmente iluminar, renovar as nossas esperanças, a nossa fé que a gente não está sozinho nessa caminhada. A doação que vocês trouxeram chegou na hora certa. A gente só tinha três saquinhos de leite e eu estava pensando: Meu Deus como vai ser esses próximos dias? Sempre eu digo que Deus é muito previdente”, afirma irmã Rafaela.

Rede-Luz visita idososMas o objetivo da visita da Rede-Luz Nordeste ao Abrigo Irmã Guerra não foi apenas realizar a entrega de doações materiais, mas levar também um pouco de atenção, carinho e respeito aos idosos acolhidos pela instituição. Segundo Irmã Rafaela, a carência maior dos idosos é pela ausência dos familiares e do contato humano.

“Eu percebi esse espírito de simplicidade, de humildade, de caridade que vocês têm, esse espírito de ajudar ao próximo…na visita vocês puderam sentir junto comigo como os idosos precisam da presença de vocês”, completa Irmã Rafaela.

Para uma das colaboradoras da Rede-Luz Nordeste que esteve na visita ao abrigo, o espírito de Fraternidade uniu dois grupos que encontram no serviço ao próximo um sentido para suas existências. “Foi um encontro de almas que estão em busca de servir a um mesmo propósito. Foi bem interessante essa sinergia entre os grupos. Foi muito perceptível e sentido com o coração”, afirma Esther.

Rede-Luz visita idososOutras ações da Rede-Luz Nordeste no Abrigo Irmã Guerra já estão em fase de planejamento. Atualmente as coordenadoras do abrigo buscam recursos ou doações para conseguirem camas especiais para os idosos mais debilitados, andadores, medicamentos controlados não fornecidos pelo município e principalmente apoio humanitário.

Para mais informações sobre como colaborar, entre em contato com o Abrigo Irmã Guerra.

Casa de Caridade Imaculada Conceição – Abrigo Irmã Guerra
Rua Irmã Guerra, 75  –  Nazaré da Mata  –  PE
Fone: (081) 3633-2757 / (087) 9 9920-3122