Você costuma contemplar as flores ou cuidá-las quando tem a oportunidade? Isso pode ser feito mesmo agora, no inverno, pois há muitas plantas que florescem o ano todo ou especialmente nesta estação.

Com sua beleza, aroma e emanações delicadas, as flores são capazes de influenciar de maneira positiva o corpo físico, as emoções, a mente e o espírito do ser humano. Em contrapartida, quando as tratamos com amor, gentileza e consideração, elas se desenvolvem com mais plenitude. Portanto, nessa relação, os benefícios podem ser mútuos.

A relação com as flores na Comunidade-Luz Figueira
Cipó-de-fogo ou cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta)

Na Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), as flores são reconhecidas como uma das mais magníficas e sagradas expressões do Reino Vegetal. O local, situado na zona rural de Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais, Brasil, difunde diversos ensinamentos espirituais sobre a profunda e sutil atuação das flores.

Lá as flores são cultivadas em jardins, hortos, sementeiras e desabrocham em profusão pelas estradas, matas e campos, encantando a todos com sua graciosidade balsâmica. Além disso, as incontáveis propriedades medicinais das flores são utilizadas na tarefa de cura. Elas também desempenham um papel especial na ornamentação das liturgias que ocorrem diariamente na Comunidade-Luz.

Um encontro com a essência das plantas

“A flor de uma planta guarda em si mesma a essência daquele ser. Na flor está o processo de sutilização do ser vegetal e a sua doação ao Alto. (…) A flor é o fruto do espírito no ser vegetal (…)”. Assim afirmou o escritor e filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto (1931-2018), fundador de Figueira.

Por consequência, esse primoroso órgão das plantas, como uma das mais elevadas ofertas da Mãe Natureza ao universo, tem o poder inato de nos conduzir a estados de paz, harmonia e comunhão com o divino.

A mensagem das flores

As flores contêm qualidades vibracionais específicas e são capazes de irradiá-las àqueles que se relacionam com elas. Experimente ficar em silêncio, aquiete os pensamentos e simplesmente deixe-se envolver pela beleza, cor e fragrância de uma flor. Com certeza, essa singela interação irá ajudá-lo de uma forma muito mais ampla do que você imagina, pois o colocará em contato com as correntes curativas da natureza.  

Trigueirinho costumava citar os escritos que a instrutora espiritual francesa Mira Alfassa (1878 – 1973), conhecida como “A Mãe”, legou-nos sobre as flores. Ela é autora do livro “Flowers and Their Messages” (Flores e suas mensagens), publicado pela editora Sri Aurobindo Ashram.

Entre inúmeras revelações sobre a vida oculta das flores, a Mãe dizia que elas têm uma grande capacidade de absorver e transmitir nossos estados de consciência. Por isso, atuam como mensageiras das intenções e dos sentimentos das pessoas. Sabendo disso, o ato de dar e receber flores adquire um significado ainda mais importante!

As flores respondem

Ainda sobre a receptividade das flores, outra de suas características, observada por diversos pesquisadores, é que elas respondem aos nossos sentimentos. Ao serem tratadas com amor e respeito, tornam-se mais belas, frescas e perfumadas. Por outro lado, se alguém com uma disposição de ânimo muito negativa entra em contato com elas, tendem a se desvitalizar e murchar precocemente.

Isso ocorre porque as plantas, apesar de não serem dotadas de sistema nervoso central – e, portanto, não sentirem dor e tampouco possuírem capacidade de compreensão -, apresentam um certo grau de consciência e reagem aos estímulos e às vibrações do ambiente.

Símbolos das virtudes divinas

Quando utilizadas com simplicidade e deferência na decoração das cerimônias espirituais, as flores contribuem para elevar nossos corações e consciências. Na Comunidade-Luz Figueira, elas são com frequência dispostas junto aos altares, como uma oferta a Deus e como uma representação vívida, pura e adorável da diversidade de Sua Criação.

Além disso, as flores ficam impregnadas com as emanações transcendentes geradas durante as liturgias, tornando-se veículos para recebermos as bênçãos do Céu.

A cura por meio das flores

Trigueirinho dizia que as flores contêm a essência da cura e que deveríamos buscar nossos remédios na matéria sutil que elas carregam. Esse é um dos motivos pelos quais, em Figueira, valoriza-se tanto a ação curativa das flores, que são empregadas em chás e diversas técnicas terapêuticas alternativas.

A seguir, conheça algumas das flores mais usadas no dia a dia da Comunidade-Luz.

A relação com as flores na Comunidade-Luz Figueira
Assa-peixe (Vernonia polyanthes)

É um arbusto grande, nativo da Mata Atlântica e abundante na Comunidade-Luz Figueira. Possui flores esbranquiçadas, melíferas e aromáticas. Multiplica-se por sementes no início da primavera.

Na Comunidade-Luz, as flores de assa-peixe, de macela e de alecrim-do-campo são usadas no preparo de um chá chamado triflores, indicado para fazer compressas no fígado e para ingerir durante o tratamento. Essa combinação de flores tonifica o fígado e os demais órgãos digestivos. Constatou-se que as flores nascidas de forma espontânea costumam exercer uma ação mais profunda do que as cultivadas.

A relação com as flores na Comunidade-Luz Figueira
Macela (Achyrocline satureioides)

A macela é uma flor de energia dourada, que nasce no campo de forma espontânea. Ao fazer a colheita, os colaboradores da Comunidade-Luz preservam cerca de 20% das flores para se tornarem sementes em um novo ciclo.

O chá das flores de macela é indicado para disfunções gástricas e digestivas. Também é utilizado em compressas para o fígado, pois ajuda a eliminar toxinas, favorecendo os processos de transmutação desse órgão. Além disso, revitaliza o fígado que sofre agressões na vida diária devido a medos, tensões e conflitos, ou mesmo devido a uma alimentação pobre e desvitalizada. Tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas.

A relação com as flores na Comunidade-Luz Figueira
Cipó-de-fogo ou cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta)

Essa flor é um potente instrumento de transformação, pois guarda em si a essência do fogo solar vivificador e transformador, representado por sua cor amarelo-alaranjada.

Auxilia a dissolver a inércia, a angústia e auxilia no tratamento de depressão, tumores, quadros degenerativos, doenças crônicas, inflamações e infecções. É usada em preparações homeopáticas.                                                                                                                                                     

A relação com as flores na Comunidade-Luz Figueira
Calêndula (Calendula officinalis)

Planta herbácea anual, ereta, ramificada, nativa das Ilhas Canárias e da região do Mediterrâneo. Cultivada no Brasil, multiplica-se por sementes. Possui flores amarelas e alaranjadas, que também lhe conferem características ornamentais. Tem propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes, depurativas, emenagogas, emolientes e sudoríficas. É usada em forma de cremes e pomadas para dermatoses, feridas, acnes, pruridos, eczemas, inflamações e micoses de pele.

Após conhecermos um pouco sobre os fascinantes atributos das flores, só nos resta amá-las, tratá-las com gentileza e aprendermos com seu exemplo de primor e entrega. Como disse a Mãe, devemos chegar a ser como elas: abertas, francas, equânimes, generosas e amáveis.

Que todos possam valorizar as flores como magníficas expressões da beleza, ternura e benevolência de Deus, as quais, na pureza de sua existência, refletem os tão necessários princípios de paz e de cura à humanidade.