A Formação como Caminho de Transformação na Comunidade-Luz Nova Terra

Nos últimos anos, a Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), tem fortalecido seu apoio à formação técnica e universitária dos jovens. Em diferentes áreas, o ensino formal é compreendido como parte do caminho de amadurecimento, responsabilidade e contribuição para a vida grupal.
O estudo é entendido como uma das formas de serviço e os aprendizados adquiridos fora da Comunidade-Luz retornam, de diferentes modos, ao convívio e às tarefas do dia a dia.
Psicologia, Artes Visuais, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Terapias Integrativas, entre outras áreas. Cada escolha é acompanhada de escuta, presença e incentivo. O apoio acontece desde a flexibilização de horários para estudo, a disponibilização da Casa de Serviço em Teresópolis para moradia, suporte com materiais, a criação de um ambiente que estimula a persistência e a autoconfiança, até o acompanhamento espiritual.
“Fiquei um tempo sem computador, estudava em meio ao barulho, sem estrutura. Depois, com a ajuda da Comunidade-Luz, consegui um espaço adequado, meu próprio equipamento…Tudo mudou”, relata Clarissa, estudante de Artes Visuais.
A Casa de Serviço na cidade, se tornou ponto de acolhimento aos estudantes da Comunidade-Luz que estudam fora. Funciona como apoio logístico e emocional. “É muito complicado você estudar, trabalhar e ainda ter que procurar uma casa, né?” Pontua Galileia, mãe dos jovens e coordenadora da Comunidade-Luz. “Ter esse amparo fez toda a diferença”, destaca Agnes, que está cursando Psicologia.

A Comunidade-Luz compreende que cada trajetória educacional é também um caminho de autoconhecimento. Por isso, respeita os ritmos individuais, acompanha processos e se faz presente nas horas de dúvida ou desafio. “Houve um momento em que pensei em desistir. Mas colegas e irmãos da Comunidade-Luz me ajudaram a enxergar as possibilidades que existiam dentro do curso. Hoje, reconheço na faculdade de Artes Visuais, uma forma de me expressar, redescobri minha linguagem através da fotografia e do desenho”, conta Clarissa.
Do Saber Acadêmico à Vida Comunitária: Mão Dupla de Transformação
Entre os jovens que seguem a vida acadêmica, é recorrente o relato de que a vida na Comunidade-Luz já oferecia um preparo silencioso — uma base sólida para os desafios da universidade e da vida na cidade. “A Comunidade-Luz ensina a gente a se perceber, a se moldar. Conviver com diferentes pessoas, com diferentes personalidades, me fortaleceu para seguir na Psicologia”, diz Agnes, que se divide entre o estudo teórico, o estágio na cidade e o serviço com as crianças da Comunidade-Luz nos finais de semana. “Trago o que aprendo na faculdade para a vida grupal e levo o que aprendo aqui para lá.”

Para ela, o teatro e a dança são ferramentas importantes de escuta, de cura e da expressão de si mesmo. “Dou aula para crianças que, como eu, foram adotadas. Algumas ainda estão descobrindo quem são. Uso a arte para ajudá-las a nomear o que sentem, a se perceberem. Esse é o meu foco: unir arte e psicologia como forma de cuidado.”
“O curso que faço é Medicina Veterinária, para colaborar mais firme com o trabalho que temos de acolhimento aos animais. A Comunidade-Luz me deu a mão e o suporte necessário para que eu seguisse essa escolha. Tudo que eu aprendo já está sendo útil hoje e continuará sendo útil no futuro”, relata Solana.
“Na minha vida, esse curso é uma conquista, sabe? É como uma conquista muito importante. Para mim, significa uma nova vida. E para os meus irmãos, eu só quero servir de exemplo, para que eles também, um dia, possam se sentir felizes com o que estiverem fazendo, querer buscar o mesmo e sentir essa alegria, esse amor por dentro,” complementa Solana.
Muitos estudantes têm escolhido cursos técnicos na área da saúde, como Enfermagem, Auriculomedicina, Medicina Ayurvédica e Fisioterapia, alguns viabilizados pela própria Comunidade-Luz. Essas formações unem conhecimentos da medicina tradicional a práticas terapêuticas complementares, que consideram o ser humano em sua totalidade — corpo, mente e espírito. Luz conta que antes de entrar na Comunidade-Luz, se formou em Psicologia na Colômbia. “Depois, já estando aqui, por uma necessidade, estudei Técnico de Enfermagem, com o qual pude contribuir muito na Comunidade-Luz, cuidando de pessoas que precisavam, o que ainda continuo fazendo”.

“Recentemente, enfrentei uma situação delicada de saúde, que consegui superar, e nesse período fui apresentada ao curso de Medicina Ayurvédica por indicação de uma irmã que residia aqui. Hoje, graças a essa recomendação, estou realizando o curso, o que me deixa muito feliz. Durante toda a formação e o meu tratamento, a Comunidade-Luz me apoiou plenamente, com os irmãos e a coordenação presentes em cada etapa, oferecendo suporte e incentivo”, relata Luz.
Sem perder a Essência
Ao ingressarem no ambiente universitário, os jovens da Comunidade-Luz Nova Terra levam consigo o histórico de uma vivência profunda de valores e práticas. Muitos relatam o impacto positivo de sua presença entre os colegas. “Dizem que penso diferente, que tenho um brilho diferente… A Comunidade-Luz nos dá uma bagagem que o mundo lá fora não tem”, compartilha Agnes. O interesse sobre o modo de vida comunitário cresce entre os novos amigos, alguns dos quais chegam a visitar a Nova Terra. “Ficam encantados quando conhecem a rotina, a espiritualidade, os cuidados com os animais, relata Solana”
O elo com a Comunidade-Luz não se rompe mesmo quando os estudantes passam a semana na Casa de Serviço. Nos finais de semana, voltam para oferecer o que sabem: dão aulas, participam das orações e se reencontram com o grupo. “Quando não consigo vir, fico mal. A cidade me sobrecarrega. A Comunidade-Luz é o lugar onde recupero forças para continuar”, explica Agnes.
“Na faculdade, percebem que penso diferente, que tenho uma outra visão. Quando explico que venho de uma Comunidade-Luz, se interessam, perguntam, querem conhecer. E quando visitam, se encantam”, reitera Solana.
A Pedagogia do Cuidado

Todos os relatos foram uníssonos ao ressaltar a importância da presença e do suporte que recebem de toda a Comunidade-Luz — colaboradores, residentes e equipe de coordenação. Esse acompanhamento por parte de todos também se traduz em um cuidado pedagógico, afetivo e espiritual, que reconhece o tempo de cada um e confia em seus processos.
A educação na Comunidade-Luz Nova Terra é instrumento de serviço: aquilo que se aprende deve ser devolvido em forma de presença, acolhimento e transformação do entorno. É uma pedagogia do cuidado, da escuta e da colaboração.
Ao formar seus jovens, a Nova Terra está moldando as bases de uma nova humanidade. Uma humanidade que aprende para servir, cresce para doar e se transforma para transformar.