O 4º Encontro de Missões Permanentes nas Comunidades Qom na província do Chaco, Argentina, aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro na cidade de Resistencia. As missões permanentes são realizadas pelo grupo da Rede-Luz Argentina Norte, em apoio ao grupo local do Chaco junto às Comunidades Indígenas da região.

chaco_misao_permanente_4encontro_grupoTrinta e quatro pessoas participaram do evento, entre membros da Comunidade-Luz e Monastério da Irmandade e colaboradores da Rede-Luz, vindos das províncias argentinas de Corrientes, Formosa, Missões, Tucumán, Salta, Córdoba e Buenos Aires.

No primeiro dia do encontro o grupo se reuniu na Casa de Retiro Jesus de Nazaré onde foi feita uma sintonia de abertura, seguida da organização e distribuição das tarefas.

chaco_misao_permanente_4encontro_bebeNo dia seguinte as atividades se concentraram na Comunidade de Mapic, e no terceiro e último dia, na Comunidade de Margarita Belén. Em ambas as comunidades foram realizadas muitas atividades lúdicas com as crianças, como jogos, brincadeiras e pinturas, sempre acompanhados de música.

Crianças e adolescentes também tiveram seus cabelos cortados, lavados e piolhos removidos. Já os bebês das comunidades receberam banhos terapêuticos junto com suas mães, e viveram um clima de muito amor e carinho.

Um grupo visitou as casas da comunidade para convidar pessoalmente os Qom para participar das atividades. Outro grupo, destinado a servir ao Reino Animal, pôde desparasitar 132 cães.

chaco_misao_permanente_lavagem_cabelos_criancasOs almoços, nas comunidades, foram compartilhados com muito alegria e com muitas canções no idioma do povo Qom.

O último encontro das Missões Permanentes no Chaco Argentino ocorreu há 3 meses atrás. “Percebemos que os vínculos com nossos irmãos Qom estão se estreitando com o correr dos meses. Vemos, também, que desde que as visitas da Rede-Luz começaram, as comunidades tornaram-se mais unidas”, disse Patricia, coordenadora da Missão Chaco.