Angola tenta recuperar as perdas, após o final de uma guerra civil de quase três décadas, e ainda amarga indicadores socioeconômicos bastantes negativos, especialmente relativos a crianças e adolescentes. Dados do próprio governo angolano mostram que aproximadamente 2 milhões de crianças estavam fora da escola, em 2018. Já relatório do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, também do ano passado, informa que apenas 1% das crianças angolanas não sofrem privações; e três em cada quatro crianças e adolescentes com menos de 18 anos sofrem entre três e sete privações ao mesmo tempo.

A situação poderia ser pior se não existissem instituições não governamentais e sem fins lucrativos atuando no país africano para amenizar sofrimentos e reduzir as desigualdades, como a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), que recebeu ajuda da 22ª Missão Humanitária Líbano e Angola, organizada pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI).

Fundada em 2002 e administrada pela Irmã Domingas, a OCSI tem como foco principal a educação de crianças pobres, órfãs e em situação de risco, especialmente, das comunidades de Cazenga e Viana, na periferia de Luanda, capital angolana. Desde a sua criação, já atendeu mais de 10.000 crianças no orfanato, onde hoje estão 120 com até 18 anos de idade; e distribuiu bolsas de estudos para mais de 14.000.

A entidade também tem programas de alfabetização de adultos, além de projetos direcionados à população em situação de rua e às mulheres abandonadas pelas famílias e viúvas, entre vários outros. Durante a 22ª Missão, a equipe de voluntários da Fraternidade desenvolveu diferentes trabalhos voltados para as crianças e adolescentes que vivem na Casa da Criança, nome do orfanato: atividades recreativas, auxílio na creche e nas aulas de reforço escolar, manutenção do prédio e atendimento odontológico, estão as principais ações.

Assim como em Angola, a 22ª Missão também atuou em orfanatos no Líbano, onde iniciou essa jornada. Em ambos os países, a principal ajuda foi mesmo a solidariedade levada pela equipe, que atravessou oceanos e encontrou os destinatários certos.