Do dia 23 a 25 de missionarios_vivencia_porto_setembro_2016_gruposetembro foi realizada na cidade do Porto, Portugal, a 1ª Vivência Missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, na Europa. Vinte e cinco pessoas participaram. O evento foi um marco na união dos grupos da Europa e trouxe uma grande abertura com relação ao trabalho no Continente.

Participaram da vivência junto aos missionários da Fraternidade, membros da Comunidade-Luz Flor de Lys, dos monastérios da Ordem Graça Misericórdia na Europa e dos grupos Rede-Luz da região do Porto.

missionarios_vivencia_porto_setembro_2016_atividade4A vivência aconteceu no “Espaço Flor de Lis”, local utilizado pela Rede-Luz do Porto para orações e ritmos do grupo e também na “Quinta da Curtinha” ou “Fazenda da Curtinha”, local dedicado ao acolhimento e ao cuidado com animais abandonados de médio porte (cabras, cachorros, gatos) e grande porte (cavalos e burros). O local funciona também como hotel para animais.

No primeiro dia do encontro o trabalho foi na “Fazenda da Curtinha”, onde foram harmonizados 9 canis externos, com a retirada de muito lixo e entulho. Depois foram construídas pequenas muretas para separar os canis e evitarem que os cães passassem por debaixo da cerca. Também foi harmonizada a área externa, com o cuidado das plantas e retirando ervas daninhas do terreno.

missionarios_vivencia_porto_setembro_2016_atividade3Também foi realizado um trabalho de harmonização dos espaços internos, com a limpeza de paredes e tetos.

“Foi um trabalho muito harmonioso, tivemos momentos para orar, para fazer sintonias no início e no final de cada atividade e partilhamos o almoço. Foi um encontro bem fraterno”, disse Emmanuella, coordenadora da Comunidade-Luz Flor de Lys.

missionarios_vivencia_porto_setembro_2016_atividade2O grupo da Rede-Luz do Porto e os membros da Comunidade-Luz estão se organizando para colaborar e manter um ritmo de trabalho de uma vez ao mês na Fazenda. “É um espaço super especial de divulgação e cuidado com o Reino Animal, pois eles são tratados com muito amor. Pode ser um local importante de sensibilização com os trabalhos com os Reinos”, disse Emmanuella.

Nos dois dias seguintes de vivência o trabalho foi no Espaço Flor de Lis. Foram realizadas atividades na área externa e vários encontros com o grupo, onde foram abordados temas sobre o que é a vida missionária, como será a Missão Permanente na Grécia e como o grupo da Europa pode colaborar. “Foram abertas muitas portas e várias pessoas já se dispuseram em participar”, disse Emmanuella.

missionarios_vivencia_porto_setembro_2016_atividade1Houve também uma apresentação dos Missionários da Fraternidade para um grupos de escoteiros que fica perto da região do Porto e formado por jovens de 8 a 17 anos.
“A passagem dos missionários por aqui foi fundamental para criar uma maior proximidade deles com o grupo (monastérios, Comunidade-Luz e Rede-Luz), uma vez que temos esta missão permanente na Grécia e sentimos que foi uma abertura para as pessoas com relação a este trabalho na Europa”, concluiu Emmanuella.