Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

 

Encontrar o caminho

No momento atual, o empenho em superar os obstáculos na trajetória evolutiva precisa ser diligentemente assumido pelo aspirante e pelo discípulo. Diante de uma situação que os impeça de prosseguir, pouco adiantará lançarem-se contra ela ou deterem-se pesarosos; devem reunir as próprias energias e, sob inspiração interior, encontrar o modo de transcendê-la, procurando encontrar o caminho.

Não há barreira que não possa ser vencida

Não há barreira que não possa ser vencida, não há escuridão que não possa ser permeada pela luz. Muitas vezes acontece de forças involutivas, aproveitando-se das fraquezas do peregrino, incutirem-lhe a ilusão da intransponibilidade de um obstáculo. Portanto, a determinação em prosseguir deve estar sempre presente no ser e também a fé de que será amparado e suprido naquilo que com as próprias forças não puder realizar.

Lançar-se corajosamente no desconhecido

Se o homem não chega a desiludir-se das capacidades materiais que possui, não descobre o imenso potencial que pode fluir por intermédio do seu ser interior. Para que participe da existência em níveis profundos, deve ter conhecido a desilusão, pois nela está a possibilidade de abdicar das ligações com o mundo e de lançar-se corajosamente no desconhecido.

É muito comum às pessoas, mesmo que já tenham percorrido certo trajeto do caminho espiritual e estejam sinceramente buscando a luz, não se livrar de suas tendências e apegos humanos. Mantêm-se iludidas, imaginando-se auto-suficientes. Criam uma teia de novos compromissos em suas vidas, pensando com isso estar servindo à obra da criação.

Servir unicamente ao Supremo

A sabedoria interior procura utilizar tudo para o bem, e a misericórdia transforma o que seria um mal em fonte de impulso para o desenvolvimento dos seres. Todavia, se o indivíduo está procurando servir unicamente ao Supremo, e se pode, por pouco que seja, compreender o perspicaz e dissuasivo jogo das forças involutivas, não deve dispersar a energia superior num trabalho de desfazer e redirecionar o que ele próprio poderia ter evitado.

A lei espiritual

Diante das situações facultativas, que são tantas no viver diário, o ensinamento apresenta a lei espiritual e cósmica; entretanto, a decisão de acatá-la caberá sempre ao próprio peregrino. Não se pode avançar no caminho evolutivo se não se está em sintonia com o destino ao qual ele conduz, e essa sintonia é traduzida por uma obediência aos desígnios superiores, expressões de leis criadoras.

A vida imutável também se expressa por meio de leis. Porém, obedece a uma organização distinta da vida evolutiva, segue outra dinâmica, até agora desconhecida da maioria da humanidade.

No cosmos

Existe no cosmos a possibilidade de interpenetração de universos e de linhas evolutivas. Tal possibilidade está presente nos chamados milagres e na manifestação de muitos fatos misteriosos, realidades pertencentes a mundos imateriais e que se refletem no mundo das formas.

Aquele que verdadeiramente se entrega à senda do espírito não espera recompensas, tampouco busca satisfações. Ele sabe que a gratidão é o fio que o conduz no escuro labirinto da vida humana, que a humildade é a única trilha segura para seus pés descalços e que a silenciosa e ardente aspiração é a tocha que será acolhida pelo fogo da resplandecente luz.

O ensinamento é para ele lei, vida, alimento para sua alma, fogo de mil luzes. O ensinamento resplandece em fulgor e glória a cada passo que o peregrino dá em direção ao encontro.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 17/ago/2008
Nome do artigo: A trajetória do peregrino em direção ao encontro
Áudio da Irdin: Conversas com Trigueirinho nº 526
Áudio completo em: http://www.irdin.org.br/site/produto/002090/