O coordenador pedagógico da Pedagogia de Emergência, brasileira e internacional, Reinaldo Nascimento deixou seu depoimento sobre o Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro em Carmo da Cachoeira/ MG, na Comunidade-Luz Figueira.

Segundo Reinaldo, esse evento, organizado pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, filiada da Fraternidade – Federação Internacional FFHI, foi mais que um evento com muita informação e conteúdo: “Não foi um seminário de educação, foi um seminário de convivência (…) foi um encontro elaborado para gerar conversas e criar espaços entre pessoas de diferentes organizações e movimentos humanitários”, comenta.

Ele destaca que o ritmo criado nos quatro dias_ com palestras, oficinas e trocas, a beleza, a organização, o espírito de fraternidade e todo o cuidado com cada detalhe, colaborou para que todos pudessem ver, entender e vivenciar a “educação como um caminho de encontro com a vida”, como foi destacado no evento.

A gente fala de globalização, mas as pessoas ainda estão falando da parte econômica, e a gente está esquecendo de falar da parte humana (…) Não dá para fazer uma união e esquecer da metade. Não dá para fazer uma liga e esquecer daqueles que não falam nosso idioma“, Reinaldo convida a refletirmos e a agirmos em direção à união, à igualdade, e à fraternidade.

Reinaldo foi um dos palestrantes e oficineiros, que abordou o tema da Pedagogia de Emergência, do qual ele é coordenador pedagógico. Em sua conferência ele falou sobre:

• Características dos traumas;
• Tipos de traumas;
• Fases e intervenção da Pedagogia do Trauma;
• Ritmo/metodologia dos encontros dentro da Pedagogia de Emergência;
• Escola como local seguro.

Gostou?! Então assista à gravação ao vivo desta Conferência.