Segunda-feira 25/09 a domingo 01/10

Na segunda-feira, 25, os Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional se dividiram em grupos de trabalho para realizar as tarefas do dia. Um grupo seguiu para o CRI – Centro de Referência ao Imigrante  e outra parte foi para a sede da Fraternidade em Roraima realizar atividades de organização do estoque das doações.

Reunião sobre segurança

Outro grupo de missionários participou de uma reunião no Ministério Público Federal com a presença de representantes da Defesa Civil de Roraima, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), da Polícia Militar de Roraima e da Procuradoria da República em Roraima. Foi abordado o tema da segurança do CRI.

Na reunião ficou decidido que o Corpo de Bombeiros de Boa Vista e o Acnur irão providenciar a manutenção do portão do abrigo para que ele permaneça fechado durante a noite. Também serão adotados controles de entrada e saída de pessoas, que terão o apoio da Fraternidade. A Polícia Militar irá reforçar a vigilância com a utilização de equipamentos e a presença de policias durante todo o tempo.

Regimento interno

Durante a reunião foi examinado o regimento interno do abrigo, que determina a capacidade máxima do local em 372 pessoas, sendo 254 vagas para indígenas e 128 vagas para não indígenas. Entre outras normas verificadas, ficou decidido o horário de fechamento do portão (das 20:00h às 7:00h), a proibição da saída de menores de idade sem estarem acompanhados pelos responsáveis, e o tempo de permanência dos imigrantes no abrigo (três meses para indígenas e dois meses para não indígenas).

Reunião sobre situação trabalhista

A Fraternidade também participou de uma reunião no Ministério Público do Trabalho sobre a questão da situação trabalhista dos imigrantes venezuelanos em Roraima. A reunião teve a presença de representantes da Sociedade Civil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e membros da Missão Paz do Centro de Migrações e Direitos Humanos (CMDH).

Doações de bananas

Doações

Recebida doação de verduras e bananas do Programa Mesa Brasil do Sesc (Serviço Social do Comércio).

Pessoas da cidade de Boa Vista fizeram doações de cestas básicas diretamente no CRI.

Oficina de trabalho

Na terça-feira, 26, representantes da Fraternidade participaram da Oficina de Trabalho “Deslocamentos Indígenas na Venezuela e no Brasil – Intercâmbio de Conhecimentos”, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento tratou de temas relacionados aos indígenas Warao e teve a participação de antropólogos, membros da Acnur, e de Procuradores da República do Distrito Federal e de Roraima. Durante o evento, os indígenas apresentaram uma dança típica na área externa da UFRR.

Na quarta-feira, 27, uma comitiva com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Missão Paz, visitaram o abrigo para ver as condições do local.

No final da manhã, o abrigo recebeu a visita de uma equipe formada pelos Procuradores Gerais da República e de Roraima, Acnur, e antropólogos de Brasília e da Venezuela. O grupo conversou com as mulheres indígenas para conhecer suas necessidades.

Equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) esteve no abrigo e realizou atendimentos de saúde.

Na quinta-feira, 28, foram entregues kits de higiene pessoal para os imigrantes no abrigo.

Equipe do Ministério da Saúde de Brasília esteve no CRI e fez levantamento de dados sobre a situação do local.

Grupo da padaria

Na sexta-feira, 29, pela manhã, dois imigrantes indígenas foram levados para apoiar os trabalhos na padaria do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista.

Realizado conserto no banheiro feminino do abrigo, que estava alagado devido a um vazamento de água. O portão de entrada de carros e pedestres do abrigo também foi consertado.

Escritório administrativo

No escritório da Fraternidade em Roraima, continuaram as tarefas administrativas com a confecção de planilhas e organização geral. Também prosseguiu a tarefa da produção das estantes que serão utilizadas para auxiliar na acomodação das doações.

No período da noite, missionários da Fraternidade acompanharam no hospital uma criança indígena que estava com catapora e febre alta.

No sábado, 30, uma equipe formada por médica e enfermeira da Rede-Luz esteve no CRI e realizou atendimentos de saúde. Dois padres (também médicos) ofereceram atendimentos de saúde.

No período da tarde o grupo participou das atividades do Coral, no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

Reunião da Missão

No domingo, 1, dois missionários da Fraternidade estiveram de plantão no CRI pela manhã e outros dois no período da tarde.

No escritório da Fraternidade em Roraima foi realizada a reunião da junta Roraima, formada por missionários da Fraternidade, onde foram analisadas questões da Missão Roraima.

No final da tarde foi realizada a Reunião da Missão no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, com a presença de missionários, colaboradores e membros do monastério. Durante o encontro foi feita a distribuição de tarefas e a atualização de informações sobre a Missão Roraima.


Igreja Metodista

Crianças embarcando para a Igreja Metodista

Durante três dias na semana, a Igreja Metodista de Boa Vista realizou atividades com os imigrantes do abrigo.

Na manhã de segunda-feira, 25, cerca de 50 crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade, participaram de uma ação na Igreja Metodista. O grupo participou de atividades de recreação, recebeu atendimentos médicos e alimentação.

Na terça-feira, 26, foi a vez de um grupo de 22 mulheres do abrigo participarem das atividades na Igreja. Elas praticaram artesanato, receberam atendimento médico, alimentação, kits de higiene, sandálias e toalhas.

Na quarta-feira, 27, trinta e dois jovens participaram de jogos e brincadeiras.

Imprensa

Profissionais de imprensa visitaram o CRI durante dois dias na semana.

Na segunda-feira, 25, uma equipe do jornal Folha de Boa Vista esteve no abrigo e realizou reportagem sobre os casos de catapora que aconteceram no local.

Na quarta-feira, 27, equipe da TV Bandeirantes de Roraima e jornalista francesa estiveram no CRI e realizaram reportagens.