De 1º/4 (domingo) a 7/4 (sábado) 

Reunião sobre o tema da segurança

No dia 2/4, houve uma reunião no abrigo Casa de Passagem, em Pacaraima (RR), em que estavam presentes integrantes da equipe da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes), da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), do Exército e dos mórmons, para tratar das providências em relação aos conflitos ocorridos no final de semana.

Decidiu-se que alguns procedimentos e punições dependem do estabelecimento de um sistema de segurança efetivo na Casa de Passagem. Uma reunião com os abrigados será realizada para refletir sobre o regimento interno.

Cumprimento das normas internas

Seguindo-se a proposta de cumprir o que se decide nas reuniões, no dia 3/4, mais um Warao foi expulso, por ter batido na sua esposa. Essa é uma situação que acontece com muita frequência e que necessita de uma providência efetiva.

Comitiva da Embaixada do Reino Unido

No dia 4/4, ocorreu a visita de uma comitiva da Embaixada do Reino Unido para conhecer o abrigo. Os membros da comitiva solicitaram informações sobre o início do trabalho, o desenvolvimento, a questão dos alimentos, a organização das famílias por Aidamos (líderes indígenas) e a logística para acomodar as pessoas, pois o espaço da Casa de Passagem não comporta o número atual de abrigados.

Caminhão de pedras

Busca pela água

No dia 5/4, foi realizado um contato com a Coordenação da Receita Federal para uma averiguação a respeito dos materiais que são apreendidos e que ficam disponíveis para doação. Dessa forma, soube-se o que é necessário para a retirada e quais materiais estão disponíveis atualmente.

No mesmo dia, por intermédio do Exército, conseguiu-se um caminhão de pedras para a finalização da obra de construção do sistema de tratamento de esgoto.

Falta de água

Os Waraos estão buscando fontes de água nas proximidades da Casa de Passagem, pois não há água nas torneiras e nos chuveiros há duas semanas.