Domingo 26 a quarta 29

Coral no Núcleo-Luz de Roraima
No domingo, 26, pela manhã, membros do monastério da Ordem Graça Misericórdia e missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional foram visitar o novo local onde ficará o Núcleo-Luz de Roraima. Foi feita uma harmonização e sintonia no local.

No final da tarde, foi realizado o primeiro ensaio do coral no local atual do Núcleo-Luz de Roraima, com a participação de membros da Rede-Luz, monastério e missionários. “É a semente de um coral que tem como propósito a cura”, disse Cláudia, missionária da Fraternidade.

A segunda-feira começou com uma reunião do Gabinete Integrado de Gestão Migratória na Defesa Civil de Roraima. Participaram membros da Fraternidade, Defesa Civil e outros órgão do governo brasileiro, como o Exército e a Abin – Agência Brasileira de Inteligência. Na audiência pública foi discutido com será a nova fase do CRI – Centro de Referência ao Imigrante, com a solução de problemas como esgoto, condições dos banheiros e escoamento de água. “Temos algumas promessas de auxílio para o CRI. Teremos que esperar as próximas semanas para ver o que de concreto vai chegar como apoio a tarefa do abrigo”, disse Cláudia.

Realizado o corte e lavagem de cabelo para retirada de piolhos e lêndeas em 20 pessoas no CRI.

No dia 28, terça-feira, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Roraima e alunos do curso de letras conheceram o CRI, onde realizarão um trabalho do curso.
Vans de atendimento odontológico da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, estão no CRI onde ficarão até sexta-feira atendendo os refugiados.
Continuaram os trabalhos de corte, lavagem e retirada de piolhos e lêndeas. Feito levantamento para saber de casos de catapora no local.

Na quarta-feira, 29, pela manhã, colaboradores e missionários da Fraternidade participaram de uma videoconferência no Ministério Público Federal de Roraima, onde estiveram presentes representantes desta instituição, a secretária de Assuntos Internacionais do estado e membros da Defesa Civil.  Reunidos em Manaus e Brasília, participaram representantes de diversos órgãos do governo federal e estadual, instituições ligadas aos direitos humanos e lideranças indígenas e alguns indígenas da etnia Warao.
O tema da videoconferência foi sobre a situação dos venezuelanos no Brasil, principalmente dos indígenas da etnia Warao. Foi colocada a situação um tanto caótica dos Warao que estão na cidade de Manaus e a condição de melhor atendimento aos direitos humanos que os Warao que estão em Boa Vista estão recebendo, devido em grande parte ao trabalho da Fraternidade.

Foram ouvidas as colocações e solicitações tantos dos órgãos de governo como dos órgãos civis. “Percebemos que esta causa dos irmãos venezuelanos está sendo cada vez mais conhecida pelos órgãos de governo e que nós estamos de alguma forma colaborando para que uma solução possa chegar para estes irmãos”, disse Clara, missionária da Fraternidade.

Captação de alimentos em supermercados da cidade de Roraima e acompanhamento de saúde de um bebê indígena recém-nascido com problemas no coração que está internado com a família na Casa do Índio.