“O serviço humanitário é uma forma de equilibrar as faltas graves que hoje comete a humanidade” (Mensagem transmitida pela Virgem Maria ao vidente Frei Elías del Sagrado Corazón, monge da Ordem Graça Misericórdia, em 09/02/16).

 

Mês de Janeiro

Semana de 02 a 07/01

Na primeira semana do ano, os colaboradores da Rede-Luz Planetária, que desde setembro de 2017 respondem pela base missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional na Grécia, prosseguiram com a assistência às Missionárias da Caridade e à Caritas Hellas, em Atenas, assim como à igreja ortodoxa São Teodoro de Anavissos.

Os voluntários ajudaram as religiosas católicas a preparar e servir o desjejum e o almoço para as pessoas que frequentam o local: gregos de escassos recursos e estrangeiros refugiados.
Acompanharam-nas também em uma visita a um centro de detenção de pessoas sem documentos, quando entregaram frutas e outros alimentos, assim como doces para as crianças.

Na Caritas Hellas ajudaram no refeitório e logo passaram à tarefa habitual de organizar as roupas para doações e acompanhar a distribuição de roupas masculinas.

Colaboraram igualmente no depósito de roupas da associação de voluntários de Lagonissi, com a qual vêm trabalhando desde junho de 2017. Nesse lugar classificaram o vestuário e harmonizaram o espaço.

Semana de 08 a 14/01

O grupo começou a semana auxiliando na organização e distribuição de roupas na sede da Caritas Hellas. Uniu-se a um grupo de jovens voluntários provenientes da França e dos Estados Unidos.

Na terça e sexta-feira estiveram com as Irmãs da Caridade, cooperando na elaboração e distribuição das comidas, assim como na preparação de bolsas de alimentos e artigos de higiene pessoal para as visitas à prisão. Também desmontaram o presépio e os enfeites de Natal.

No domingo, os missionários foram à Igreja Ortodoxa de Anavissos, onde ajudaram a servir almoço para 100 pessoas.

Semana de 15 a 21/01

Uma greve de transporte em Atenas provocou atrasos no início da semana. Os missionários começaram suas atividades em Caritas mais tarde que o habitual, um deles na cozinha, e os demais na organização das roupas e dos espaços.

Na quarta-feira houve distribuição de roupas na Caritas. Os missionários aproveitaram para fazer um trabalho mais intenso com as roupas e calçados.

Na terça-feira o grupo acompanhou duas Missionárias da Caridade até uma prisão de mulheres. Ali as monjas visitaram uma presidiária que acabara de ter um bebê.

No sábado apoiaram à igreja ortodoxa São Teodoro de Anavissos. Os missionários prepararam o alimento, limparam e organizaram a despensa, e realizaram uma limpeza profunda da cozinha, além de ajudar a organizar as roupas.

Semana de 22 a 28/01

Na segunda-feira o grupo se dividiu em dois para servir na Caritas Hellas: parte dele organizou as roupas e calçados femininos no edifício principal e a outra atuou em um segundo depósito de roupas.
Na sede central chegaram algumas mães com seus filhos em busca de vestuário. Enquanto escolhiam o que iriam levar, as missionárias cuidaram das crianças.

Na sexta os voluntários da Fraternidade, além de ajudar nas tarefas habituais de cozinha e refeitório, acompanharam as Missionárias da Caridade por algumas horas da tarde, no exercício de Adoração ao Santíssimo, realizado na capela do local.

Semana de 29/1 a 4/02

Nesta semana houve bastante movimento na Caritas Hellas. Chegaram muitos jovens voluntários e foi possível harmonizar um bom trabalho em equipe. Também chegaram muitas doações de roupas para organizar e foi distribuída uma grande quantidade de peças de vestuário aos refugiados. Foram realizadas tarefas de limpeza e de renovação de móveis.

Na sexta-feira o grupo participou do exercício de Adoração ao Santíssimo, no local das Missionárias da Caridade, e de uma missa especial pelo dia da Virgem da Candelária, com procissão de velas.