A Campanha da Juventude pela Paz, por intermédio do Grupo Juventude pela Paz de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil, promoveu um estudo no último dia 20 de dezembro. Ele foi realizado na Casa das Crianças, extensão de serviço do Núcleo-Luz de Figueira Sagrado Céu. O estudo intitulado “O Evangelho da Alma” foi conduzido por monges da Ordem Graça Misericórdia e teve como eixo reflexivo o seu próprio subtítulo: “A história do Cristo vivo no próprio reino interior”.

A palestra começou expondo três formas de se interpretar as Escrituras Sagradas: sob o ponto de vista histórico, teológico ou místico/mítico. O estudo se debruçou sobre o místico ou mítico, ou seja, o ponto de vista que é baseado nos símbolos.

Segundo o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto, um símbolo é “aquilo que encerra significados não aparentes, com os quais se relaciona pela analogia”. A seguinte frase atribuída a Hermes Trismegisto foi lembrada durante o estudo e realça o aspecto analógico entre as diversas dimensões da realidade: “O que está abaixo é um reflexo do que está acima”.

No Glossário Esotérico, verbete “Símbolo”, Trigueirinho pontua que as indicações dos símbolos podem ser compreendidas de maneiras diferentes, a depender do grau evolutivo de quem os contata e do nível de consciência em que são enfocados. Por isso é enganoso fixar seus significados. O filósofo completa: “O que revela o conteúdo de um símbolo é a percepção intuitiva, o conhecimento direto, não-racional, ao qual se chega pelo silêncio.”

O contato com os ensinamentos dos Evangelhos pode revelar aspectos do próprio mundo interior e resgatar a compreensão do caráter simbólico da própria existência material. As parábolas expostas no Novo Testamento, por exemplo, são histórias metafóricas que revelam mecanismos da ascese espiritual e leis superiores que regem a evolução dos seres.

No decorrer do estudo, foram exibidos vídeos ilustrativos sobre duas parábolas da misericórdia dos Evangelhos: a do Bom Samaritano e a do Filho Pródigo. As parábolas mostradas mediante as imagens revelaram múltiplas chaves de interpretação dos símbolos contidos nessas passagens evangélicas.

Uma das propostas da Campanha da Juventude pela Paz é ajudar os jovens a reencontrar um sentido espiritual para as suas vidas. Dessa forma, o estudo contribuiu para aguçar a percepção do jovem acerca da relação entre a instrução e a vivência do ensinamento no cotidiano.

Fabiana Teófilo, integrante do Grupo Juventude pela Paz, comentou que “no cotidiano deparamos com as situações descritas nas parábolas de Jesus. Com o estudo, houve uma ampliação de consciência: refletimos e mudamos de atitude diante das situações da vida.”

Informações sobre a Campanha da Juventude pela Paz no site: www.juventudepelapaz.org/

Informações sobre o Grupo Juventude pela Paz em Belo Horizonte pelo e-mail: grupojovembh@gmail.com