Vida Grupal

Início » Vida Grupal
Vida Grupal 2016-11-01T19:20:36+00:00

A vida grupal em uma Comunidade-Luz busca desenvolver e expressar um novo estado de consciência por meio de uma vida consagrada e de serviço abnegado, ecumênica, onde os seres de diferentes origens possam viver em paz e em progressiva harmonia, exercitando o convívio fraterno e a doação e esquecimento de si. Dedica-se à evolução universal e busca, por meio da vivência dos princípios crísticos de Amor, um caminho para uma vida evolutiva de serviço e de aprendizado grupal.

São várias as formas de compartilhar a vida nas Comunidades-Luz

São aqueles que se unem em suas próprias cidades aos princípios das Comunidades-Luz. Dessa forma, buscam expressar na vida cotidiana a fraternidade e o bem por meio da oração,  do serviço e do estudo.  Fazem ritmo nas Comunidades-Luz, interagindo e experimentando uma vida grupal abnegada e consagrada ao bem geral, e levam essas sementes para os lugares onde vivem.

São aqueles que, tocados pelo amor e pela caridade, atuam em âmbito planetário no resgate e no serviço. Nesse sentido, prestam assistência humanitária e auxílio em situações de emergência socioambiental e de calamidade pública generalizada, bem como em situações de risco e vulnerabilidade individual ou coletiva. Os colaboradores missionários ofertam-se para atuar em missões de caráter temporário e têm nas Comunidades-Luz o laboratório para seu treinamento e formação.

São aqueles que, em resposta a um chamado interior, abrem espaço em suas vidas para aprofundar a vivência nas Comunidades-Luz. Assim, passam a nelas residir por um período maior, porém ainda mantendo elo com a vida externa. Durante o período de residência, assumem, em caráter prioritário, os padrões de vida consagrada da Comunidade.

São aqueles que, como núcleo familiar, ofertam-se para viver na Comunidade-Luz, compartilhando uma vida grupal e constituindo-se sementes de uma nova vida sobre a Terra. Os Residentes-Família se dispõem a transformar e elevar os padrões da vida familiar humana, aspirando aos padrões da família universal e tendo como inspiração a Sagrada Família: Jesus, Maria e José.

São aqueles que optam individualmente por dedicar a vida à manifestação das Comunidades-Luz, construindo e sustentando as bases da vida grupal fraterna, voltada para o bem geral e para a espiritualidade. Como leigos, consagram-se a buscar a vivência de semear padrões de uma vida humana que se volta à vida do espírito.

São aqueles que, por vocação espiritual, consagram-se como membros da Ordem Graça Misericórdia. Por meio da vida monástica ecumênica, buscam viver o amor universal crístico numa oferta absoluta de vida.

Ouça o aúdio de Trigueirinho sobre o temaicone-audio

 

O que é necessário para contatar uma Comunidade-Luz?

Não é para conforto e satisfação dos desejos que se vem a uma Comunidade-Luz. É para crescimento da consciência e exercício da consagração da vida em algum grau que uma pessoa aspira a esse contato. As Comunidades-Luz estão destinadas aos que querem transcender a si mesmos. Isso pode se dar por curtos períodos de contato e convivência, por períodos prolongados ou por permanência na comunidade.

Regras Básicas Gerais das Comunidades-Luz, visando ao bem comum para todos os graus de participação

  • Definir com clareza seu período de presença na Comunidade
  • Alimentar-se de forma vegetariana
  • Manter-se em celibato físico enquanto estiver na Comunidade
  • Ser solidário e exercitar o serviço voluntário
  • Ter a aspiração de ir em direção ao Divino
  • Aderir aos ritmos e liturgias das Comunidades-Luz
  • Viver a Fraternidade.

Como é a circulação do dinheiro nas Comunidades-Luz? 

As Comunidades-Luz, assim como toda a manifestação da Fraternidade vivem exclusivamente de doações espontâneas dos que são tocados pela necessidade de ajudar na construção de uma nova humanidade. As atividades são desenvolvidas por voluntários e ofertadas sem nenhum fim econômico.

Como o trabalho é organizado nas Comunidades-Luz? 

Nas Comunidades-Luz o trabalho não existe como meio de ganhar a vida, mas como forma de se expressar, de desenvolver capacidades, ao mesmo tempo que cada um serve a todo o grupo e coloca suas ações em oferta ao bem geral e ao serviço abnegado.

Quais são as relações dos que residem nas Comunidades-Luz com a vida externa? 

Cada um tem liberdade de escolher sua forma de participação na Comunidade-Luz. A relação com o exterior será correspondente ao grau de aspiração pessoal e ao nível de responsabilidade e de colaboração que pretende manifestar na vida da comunidade.

Para maiores informações, contate: secretaria@fraterinternacional.org

Para contatar as Comunidades-Luz clique aqui!