missao_chaco_medico1Do dia 28 de abril, quinta-feira, a domingo, 1 de maio, realizar-se-á na Comunidade-Luz Figueira o Primeiro Encontro da Rede Missionária Planetária, instância fundada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, a pedido de São José, para aumentar sua capacidade de serviço humanitário em todo o planeta. Deste conclave poderão participar todas as pessoas que sintam em seu coração o desejo de prestar serviço voluntário de forma abnegada e desinteressada.

A partir do pedido feito por São José em 16 de fevereiro de 2016, em mensagem recebida pela vidente Irmã Lucía de Jesús, monja da Ordem Graça Misericórdia, serão confirmados três níveis de missionários.

Missao_Oriente_Izmir_distribuicao_ONU4O primeiro, denominado grupo matriz, estará integrado pelos missionários consagrados, que, no dizer de Ricardo Baumgartner, coordenador do setor dos Missionários dentro da Fraternidade, ‘são  aqueles cuja única tarefa é ser missionário, que estão disponíveis as 24 horas do dia, os sete dias da semana, para cumprir os pedidos de serviço dos Mensageiros Divinos’. A maioria deles reside nas comunidades-luz e vêm trabalhando juntos desde a primeira missão humanitária realizada no Nepal, em outubro de 2011.

Red Misionera Planetaria_02A segunda agrupação de missionários congregará os que só podem dispor de uma a duas semanas contínuas de tempo. Estes prestarão serviço em missões curtas, de baixo risco, que não exijam muita especialização e que serão cumpridas em países da América Latina.

O terceiro conjunto de missionários será encarnado pelos grupos regionais, quer dizer, por ‘aquelas pessoas que estão em suas casas, que são membros da Rede-Luz, Filhos de Maria ou colaboradores em geral e só dispõem de um dia ou um fim de semana para uma missão pontual em suas cidades; eles se encarregarão de dar continuidade às missões que se realizarem em sua região’, explicou Ricardo.

Red Misionera Planetaria_03‘Neste  Primeiro Encontro, vamos passar as informações sobre como vão funcionar as missões humanitárias daqui por diante, como será a organização do trabalho, os treinamentos, etc. Uma das novidades é que o grupo matriz está intensificando seu treinamento para situações de emergência, com adestramento físico e técnico para prestar auxílio e resgate em diversas situações (altura, áreas confinadas, sob escombros, zonas inundadas, etc). Essa preparação será transmitida aos outros dois níveis de missionários na dose apropriada para cada um deles’, agregou.

Red Misionera Planetaria_06Os participantes desse Primeiro Encontro da Rede Missionária Planetária já receberão capacitação básica para casos de acidentes e terão também a oportunidade de viver o serviço sob a consciência missionária em instituições atendidas regularmente pelos Missionários da Fraternidade em Lavras, Nepomuceno, Varginha e Carmo da Cachoeira.

Estão inscritos até o momento uma centena de pessoas provenientes de várias regiões do Brasil (Nordeste, Minas Gerais, São  Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) assim como da Argentina e Uruguai. As inscrições continuarão abertas até quarta-feira, 27 de abril de 2016. Os que desejarem trazer suas barracas para acampar durante sua estadia na Comunidade-Luz Red Misionera Planetaria_01Figueira poderão fazê-lo.

Outras informações e inscrições em

secretaria@fraterinternacional.org

Telefone: +55 35 3225-1233