A Comunidade Fraternidade, localizada no distrito de Paysandú, Uruguai, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizou no dia 14 de abril, o Mutirão de Reparação. O objetivo é a reparação e manutenção de vários itens da infraestrutura da Comunidade.

O mutirão foi um pedido de São José para ser realizado a cada quinze dias na Comunidade Fraternidade. Trinta e cinco pessoas, entre colaboradores estáveis, colaboradores de passagem, residentes e monges da Ordem Graça Misericórdia, participaram das atividades durante todo o dia.

‘O mutirão significa um impulso que São José nos deu para uma nova vida na Comunidade, que tem a ver com a unidade grupal e com a reparação da vida espiritual que vai se manifestando externamente por meio da reparação das coisas materiais’, explicou Madre Emmaus, coordenadora da Comunidade Fraternidade.

comunidade_fraternidade_foto4Logo pela manhã foram realizados reparos elétricos, manutenção das barracas, limpeza e lubrificação de torneiras, corte e limpeza da vegetação da área, conserto de bicicletas e ferramentas, limpeza dos carros, entre outras atividades. Ao meio dia, todos participaram do Devocionário de São José seguido de Comunhão e cânticos.

comunidade_fraternidade_foto2Para Clarissa Baumgartner, coordenadora da área R2 da Comunidade Fraternidade, o dia foi de muita alegria e de participação de todo o grupo: ‘este mutirão representa uma reparação interna de cada um dos participantes. Temos como aspiração que este evento venha atrair os colaboradores da região do Uruguai para que eles venham participar conosco e tragam os seus conhecimentos e experiências para agregar à Comunidade.’

‘A reparação destas coisas materiais que estão quebradas parece que são detalhes, que não tem muita importância, mas são estes detalhes que podem ir baixando a qualidade tanto de nossas vidas materiais quanto espirituais. Assim, com esta atividade que São José nos proporcionou, vamos juntos manifestando pouco a pouco o que Aurora tem de manifestar’, concluiu Madre Emmaus.