Sob a aura bucólica campestre do Sítio São José, que fica em Nossa Senhora do Socorro, Região Metropolitana de Aracaju, aconteceu, entre os dias 24 e 26 de março, o Encontro Regional da Rede-Luz Norte-Nordeste, com representantes do estado de Roraima, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

A abertura do Encontro se deu com a alegre chegada e o reencontro dos colaboradores das duas regiões, recebidos pelo grupo Rede-Luz de Aracaju na sexta-feira, 24. Ao todo, foram 33 participantes do Encontro Regional.

Às 19h, houve a retransmissão da Vigília de Oração e a Comunhão Ecumênica conduzida por frei Faustino, monge da Ordem Graça Misericórdia. “Para todos nós esse é um momento de alegria e ao mesmo tempo de impulsos, de recarregar nossas energias. Esse momento é de união e celebração da alegria do reencontro, alegria de viver, alegria de prosseguir com o propósito do trabalho, de irradiar a paz, essa alegria que vem do alto para que possamos ser canais aqui na nossa Terra”, expressou Katiene, da Rede-Luz Aracaju.

No sábado, 25/03, após o desjejum, o grupo realizou uma caminhada silenciosa pelas áreas verdes do sítio com o monastério. Com a jaqueira centenária do sítio no centro do grupo, mantras de sintonia com a consciência indígena foram entoados, em harmonia com os Reinos da Natureza e para abertura e união interna com a Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima, em consonância com o atributo do encontro: “Penetrar com coragem o mistério do Trajeto”.

Sobre a caminhada, Jeane, colaboradora da Rede-Luz Aracaju, compartilhou: “Hoje para mim foi um momento de renovação; antes da pandemia realizávamos ali as nossas sintonias e isso foi como se eu estivesse renovando todos os votos e renovando as minhas forças, que eu não estava mais sentindo, e dizer sim à tarefa”.

Após a caminhada, o grupo se dirigiu para o salão central do sítio, onde ocorreu uma conversa de atualização dirigida por frei Thomas, monge da Ordem Graça Misericórdia e gestor da Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima, e pela coordenadora do Grupo Norte-Nordeste, Celina.

 Frei Thomas abriu a reunião enfatizando a importância do encontro dos colaboradores que conseguiram estar presencialmente em Aracaju, nesse final de semana, destacando que o encontro presencial é sempre o “plano A”, e os encontros online devem ser considerados sempre como “plano B”. “O grupo deu o passo e tornou possível o encontro,” destacou o frei.

Continuou dizendo que o atributo internalizado neste encontro faz parte da continuidade dos trabalhos com os atributos, que vêm sendo acompanhados pelo grupo Norte-Nordeste nas quintas-feiras, de forma remota, a partir de transmissões da Comunidade-Luz em Roraima: “O caminho é um estado de consciência”, refletiu.

Frei Thomas compartilhou que o grupo Norte-Nordeste deve organizar os próximos encontros com uma periodicidade semestral, sendo no primeiro semestre no Nordeste e, no segundo semestre, na Comunidade-Luz de Roraima. “O grupo Rede-Luz Norte-Nordeste deve construir ritmo na Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima, aproveitar os impulsos internos de atualizações para ver o que se revela neste encontro e reconhecer os próximos passos, e dar segurança para o que se segue. A conjuntura presencial constrói algo que não se consegue construir à distância”. “A agrofloresta era a ponta do iceberg, o propósito do encontro é algo maior”, elucidou o frei para o grupo.

“O que achei mais interessante no encontro foi a integração da tarefa com a Comunidade-Luz de Roraima, que foi ancorada no grupo Norte-Nordeste, que temos agora como principal”, expressou Tâmara, colaboradora do Grupo Norte-Nordeste em Recife.

Celina esclareceu que “anteriormente, os encontros da Rede-Luz se davam sob a égide dos encontros gerais do trabalho, que ocorriam na Comunidade-Luz Figueira. Após a pandemia e após a implantação da Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima – nesse novo ciclo com a tarefa de sustentar a Comunidade-Luz -, vamos planejar nossos encontros com esse novo formato”.

Aproveitando o encontro dos colaboradores que são coordenadores de grupos e que possuem tarefas específicas, aconteceu a assembleia de fundação da Associação de Serviço Unidade Fraterna Norte-Nordeste, mais uma filiada da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Sobre a formalização da associação, frei Thomas lembrou que “a associação de serviço cria maiores possibilidades de atuação em vários âmbitos”.

Vitória, da Bahia, compartilhou: “Está sendo superimportante estar presente nesse encontro. Desde a pandemia, esse é o primeiro movimento que eu faço para estar em um encontro mais abrangente e está sendo uma retomada. Algo que me chama muito a atenção é estar com os sacerdotes na nossa região; está sendo um novo momento, um novo impulso”.

No encontro, frei Faustino falou sobre a importância da conscientização do cuidado com o planeta Terra, em um mundo onde, cada vez mais, os alimentos estão sendo contaminados por meio dos sistemas convencionais de produção. “Estamos sendo chamados para desenvolvermos um processo de preparação de sistemas sustentáveis de plantações e o cultivo orgânico deve ser uma meta para que possamos obter qualidade de vida nestes tempos“. Atualmente, a maioria da humanidade usufrui e digere alimentos vegetais tóxicos, o que hoje representa a causa da insalubridade e da baixa qualidade de vida da população”, enfatizou frei Faustino.

No Domingo, aconteceu a capacitação, reconhecimento de área e atividades de agrofloresta no Sítio São José, sob a condução de Frei Faustino. O grupo deixa não só o trabalho da agrofloresta iniciado em Aracaju, mas também todo o planejamento das culturas, para que o grupo de Aracaju possa prosseguir com a tarefa e receber os impulsos ofertados pela energia grupal. O próximo encontro Regional Norte-Nordeste ficou agendado para outubro, na Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima.