A ajuda humanitária, um dos pilares da Fraternidade, representa um expressivo campo de desenvolvimento para todas as suas filiadas.
As Comunidades-Luz e os Núcleos-Luz atuam como um laboratório para o desenvolvimento e expressão da alma humana, pois acolhem seres tocados internamente pela busca espiritual. Proporcionam todo o suporte necessário para que esse despertar se dê segundo a vida interna. Ao se ofertarem para o serviço humanitário e para a vivência grupal fraterna, os seres assumem um compromisso com a vida em si, com sua alma, pois sabem que estão envolvidos com a expansão da consciência do grupo.
O progresso feito tem caráter transformador para todos, pois expande-se de tal forma que a harmonia e a paz se fazem presentes. Descortinam-se nas comunidades, inúmeras oportunidades de os seres colocarem em prática os princípios que regem uma vida fraterna.
No processo de acolhimento dos colaboradores voluntários e das pessoas que residem nas comunidades, o suporte terapêutico, médico, alimentar e instrucional é vital para que a verdadeira expressão do ser possa se dar no dia a dia, tanto nas tarefas como na vivência comunitária. O alinhamento dos corpos físico, emocional e mental com o ser interno é apoiado, principalmente, pelo trabalho interior e de oração.
A ajuda mútua e o compartilhamento são praticados permanentemente: os colaboradores das Comunidades-Luz são enviados para colaborar nas Missões Humanitárias a cargo da Fraternidade e nas inúmeras ações da Rede-Luz, da Casa Luz da Colina, da Comunidade Nova Terra e da Associação Abrigo, formando uma só rede de amor e de serviço fraterno.
No campo da ajuda e da caridade humanitária, a Fraternidade atua estreitamente com as Associações de Serviço e com os Monastérios da Ordem Graça Misericórdia em várias frentes de serviço abnegado.