Com a chegada de muitas notícias de morte por desnutrição de crianças da etnia Wichi, em Tartagal, província de Salta, Argentina, o grupo da Rede-Luz Salta, através da sua coordenadora, Claudia Del Castillo, solicitou ajuda econômica ao grupo da Rede-Luz Norte, que por contar com a participação da maioria das províncias argentinas, pode comprar alimentos não perecíveis e fazê-los chegar diretamente a Tartagal.
- Indígenas da etnia Wichi (Comunidade El Escrito) recebem doação de alimentos (mês de março)
- Indígenas da etnia Wichi (Comunidade Zopota) recebem doação de alimentos (mês de março)
Com os fundos arrecadados, foram adquiridos produtos para abrandar a tão difícil situação socioeconômica das comunidades. Os produtos foram entregues em dois momentos diferentes: o primeiro, no mês de fevereiro, e o segundo, em março.
A segunda entrega enfrentou alguns tropeços para chegar ao seu destino devido ao fechamento de estradas imposto pela pandemia do coronavírus, mas no dia 27 de março obtiveram a permissão para que a mercadoria pudesse finalmente chegar às comunidades.
- Indígenas da etnia Wichi (Comunidade La Avispa) recebem doação de alimentos (mês de março)
- Doação de alimentos aos indígenas da etnia Wichi (mês de março)
O grupo da Rede-Luz Salta contou com a contribuição do coordenador da Fundación Ayuda Comunitaria (FUNDAC), Sr. Ferro, que recebeu os produtos e os distribuiu nas comunidades mais necessitadas, onde foram registradas as mortes das crianças wichi. A parceria com a FUNDAC teve início a partir da Missão Confraternizar, realizada em fevereiro de 2018 por missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) em Tartagal.