Plantar uma árvore é um ato cheio de significados; para nós, para elas e para o meio ambiente

Na Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), a partir de 2019 iniciou-se um movimento em direção a elas, junto com a ampliação do cultivo e cuidado com o Reino Vegetal.

Mudinha de Jatobá se formando

Comunidade-Luz já trouxe outras matérias que abordam o tema de plantios, quando contou um pouco sobre as hortaliças e legumes cultivados para o próprio consumo dos residentes e a aspiração de caminhar rumo a um futuro sustentável. Mas as árvores merecem um capítulo à parte.

Mudas de frutíferas prontas para serem plantadas

Desde 2019, inúmeras árvores foram plantadas na Comunidade-Luz Nova Terra, e estas são apenas algumas: acerola, amora, pitanga, jabuticaba, goiaba, araçá, ameixa, lichia, laranja, limão, ponkan, ingá, fruta pão, cacau, café, graviola, cupuaçu, açaí, abacate, ipê, moringa, castanha-do-Maranhão, figo, jatobá, guapuruvú, jaca, abiu, acácia, sibipiruna, mulungu, caqui e muitas outras espécies.

“Muitas mudas dessas árvores foram formadas por nós mesmos através das sementes. As demais já chegaram aqui como mudas prontas, como é o caso das nove oliveiras que foram doadas com muito amor por integrantes da Rede-Luz”, contam os residentes da Comunidade-Luz Nova Terra.

Plantando mudas diversas

“E por mais que muitas delas produzam frutos deliciosos, que nos sustentarão abundantemente no futuro, o papel delas vai mais além”, explicam.

“Ter ao nosso lado uma agrofloresta é algo que traz para a Comunidade-Luz a presença mais ampla da consciência do Reino Vegetal participando da construção desta Nova Terra. As árvores não apenas fornecem frutos, mas abrigam e são referência para outros animais, protegem e amparam plantas menores, fornecem matéria orgânica com suas folhas e frutos, purificam o ar e nos abraçam com sua sombra refrescante”, destacam os residentes.

Mutirão de plantio de árvores frutíferas

Foram criados grupos diferentes de pomares para que toda a Comunidade-Luz receba seus benefícios, ao mesmo tempo em que também possa retribuir a eles a mesma doação através do cuidado e manejo para que cresçam e se desenvolvam com respeito e harmonia.

“Também sabemos que as árvores são guardiãs que nos inspiram a uma coligação com toda a grandeza da natureza através de sua verticalidade e força. Sua presença é indispensável no caminhar evolutivo de qualquer ser”, relatam.

Figo madurando

Que essa responsabilidade com os Reinos da Natureza se expanda por gerações e que muitas pessoas possam colher esses frutos de amor!