Pioneiros na sustentação dos primeiros Festivais da Juventude pela Paz

Juventude pela Paz FlorianópolisNos dias 01 e 02 de setembro de 2018, o grupo jovem de Florianópolis  reuniu-se para um retiro de oração, estudo e serviço, dando continuidade a um novo ciclo de trabalho na região da capital Catarinense.  20 jovens sustentaram o encontro, que condensou, ao longo de um final de semana, muitos impulsos de instrução e aprofundamento para todos.

Os membros desse grupo foram os pioneiros na sustentação dos primeiros Festivais da Juventude pela Paz, movimento que, hoje, segue percorrendo cidades dentro e fora do país e já está em sua oitava edição. Ademais, os jovens da cidade sempre mostraram afinidade pela expressão artística, pela música e pelo contato com os Reinos da Natureza. Tais impulsos consolidaram os pilares para o trabalho espiritual com a juventude. Dessa forma, o encontro tratou de incluir na programação atividades que permitissem essas expressões, traduzindo-as como forma de serviço.

Uma ciência espiritual que expande os horizontes

Conduzido por monges consagrados da Ordem Graça Misericórdia, o programa do sábado  iniciou-se com uma prática de Yoga, seguida de um estudo sobre Retiros Intraterrenos e os Discos Solares. Essa instrução, embora ainda pouco conhecida, contempla uma ciência espiritual que expande os horizontes da compreensão material e permite ao jovem redimensionar o momento planetário em que vive. Contrabalanceando o conteúdo teórico da manhã, o período da tarde brindou o grupo com uma alegre prática de roda, expressando a pureza das danças circulares na bela paisagem do mar. Ao retornar ao local do encontro, um breve ensaio do coral preparou os participantes para a condução da Oração dos Jovens pela Paz no Mundo, que ocorre todos os sábados às 17h. O grupo conduziu o Rosário pela Salvação dos Reinos da Natureza, intercalado com músicas do grupo que tocaram  a todos.

No domingo, reservou-se  um momento para aprofundar as perspectivas do serviço aos Reinos, abrindo um diálogo para ouvir como cada jovem poderia expressar esse serviço. A partir das experiências dos participantes, elencaram-se possibilidades de trabalhar diretamente com os animais, em Ong’s e instituições de apoio ou através de ações de educação ambiental. Ao final, a exibição do filme “A vida em extinção” selou esse impulso, ao deixar tão claro a emergência planetária e a profunda ignorância com que a humanidade lida com a natureza.

O universo traz os impulsos necessários

Juventude pela Paz Florianópolis PinguimNessa energia, o grupo seguiu para uma praia com o objetivo de realizar um trabalho de sintonia e oração pelos oceanos. Diante da bela paisagem, o silencio se mostrou como a grande forma de reverenciar e contatar essa parcela tão desconhecida do nosso planeta, que agoniza na inconsciência de nossos atos. Nesta época do ano, a costa de Florianópolis recebe muitos animais marinhos em migração, principalmente baleias e pinguins, cujas presenças atraem a atenção de todos. E na sincronicidade deste trabalho, o grupo encontrou e resgatou no caminho um pinguim doente, que posteriormente foi encaminhado para cuidados veterinários.

Esse encontro atípico tocou a todos e mostrou como o universo, sempre atento, traz os impulsos necessários para as almas que desejam verdadeiramente servir. E ao resgatar um pequeno animal, a alma também é resgatada pela clareza que encontra de seu propósito e do amor que se expressa através dela para com os reinos infra-humanos.

A gratidão

Ao final, o encontro foi encerrado com a plena certeza da guiança  espiritual  superior em todo o trabalho e a gratidão pulsando forte no coração de cada participante. Seguindo a programação mensal, já está confirmada a data da próxima vivência, dias 29 e 30 de setembro. Os encontros são abertos e gratuitos, e toda alma jovem que anseia por impulsos de renovação e transformação poderá aderir ao trabalho, acompanhando a programação no site juventudepelapaz.org.