Uma comitiva composta de 15 embaixadores e 5 representantes do alto escalão do Governo Federal esteve em Manaus no dia 19 de novembro, em visita às instalações da Operação Acolhida.

Destaques da Semana

A Operação Acolhida está estruturada em três eixos: ordenamento de fronteira e abrigamento, em Roraima, e a etapa da interiorização, em Manaus, que abriga e oferece estrutura aos refugiados que serão encaminhados para outras cidades do Brasil.

 

Primeiramente conheceram a Base Militar, onde funcionam as agências da ONU ACNUR, UNFPA, UNICEF e o escritório da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI. Ali, o general Pazzuelo explicou sobre o funcionamento da Operação Acolhida e a Força Tarefa Logística Humanitária, comandada pelas Forças Armadas.

A visitação seguiu para o PRA – Posto de Recebimento e Apoio, uma estrutura instalada na rodoviária de Manaus, onde os venezuelanos refugiados recebem apoio com lavanderia, guarda-volumes e pernoite nas barracas cedidas pelo exército.

Nesse local também são oferecidos auxílios com informações, atividades com as crianças, distribuição de alimentos e de itens básicos. Estes auxílios são prestados por igrejas e por agências da ONU ACNUR, OIM, UNFPA, UNICEF , entre outras entidades.

Todos os presentes também conheceram e receberam informações sobre o funcionamento do ATM – Alojamento de Trânsito de Manaus, que recebe os venezuelanos vindos de Roraima em sua maioria e, já cadastrados para o processo de interiorização com documentos e vacinas, estão prontos para serem encaminhados para outras cidades do Brasil. A previsão de permanência nesse ponto é de 3 a 5 dias, até que eles recebam as passagens.

 A equipe da Fraternidade FFHI, como parceiro implementador do ACNUR, faz a gestão deste ponto, atuando no recebimento das pessoas, alocação, coordenação da limpeza dos ambientes e organização das atividades da cozinha onde os venezuelanos fazem e distribuem as próprias refeições.

A equipe também realiza atividades recreativas com as crianças, além da verificação de questões relacionadas à proteção de casos vulneráveis, como de violação e saúde, que necessitam de atendimento individualizado. Tais casos são observados pela manhã e à noite, e são encaminhados para o ACNUR para serem resolvidos em conjunto.

Países representados na visita:  Países Baixos (Holanda), Delegação da União Europeia, Itália, Austrália, Irlanda, Venezuela, Canadá, Alemanha, Japão, Espanha, Luxemburgo, EUA, Bélgica, Reino Unido da Grã-Bretanha, El Salvador.

Também foram recebidos representantes do Governo Federal, Casa Civil, Ministério da Cidadania, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa, Exército, ONU, OIM, ACNUR, UNFPA.