Sexta-feira 9/2 a domingo 11/2

Sexta-feira 9

Apesar dos avisos feitos aos Aidamos (líderes indígenas) sobre a superlotação da Casa de Passagem, novos imigrantes venezuelanos continuam chegando no local. Não há mais colchonetes nem espaço nos suportes para pendurar redes. A grande quantidade de pessoas também causou a necessidade de mais alimentos e de itens de higiene pessoal e de limpeza.

Os atendimentos médicos habituais de sexta-feira contemplaram 15 pessoas. Os medicamentos do abrigo e do posto de saúde já não são suficientes.

Os trabalhos artesanais estão sendo desenvolvidos a partir dos interesses que surgem: confecção de saias, bijuterias e aprendizagem do crochê para a elaboração de pequenas mantas a pedido das próprias mulheres, pois as noites estão muito frias.

A manutenção e a limpeza estão fluindo com as equipes coordenadas pelos Aidamos, embora seja necessário um impulso diário para que a atividade ocorra.

Sábado 10

Constatados muitos casos de vômito, de diarreia e de febre alta, tanto em crianças quanto em adultos.

Algumas famílias estão voltando para a Venezuela e outras indo para Boa Vista. O fluxo de pessoas chegando é maior e mais contínuo do que as que vão para Boa Vista. Os missionários não participam de todo esse processo porque as pessoas saem para a capital roraimense sem comunicar com antecedência.

Os conflitos familiares e principalmente os que envolvem grupos distintos continuam

ocorrendo e sendo encaminhados para a assistente social e também para a psicóloga da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes). Os mais graves são levados para a delegacia.

Hoje a equipe de missionários da Fraternidade preparou os kits de higiene pessoal e de limpeza. Fraldas de bebê foram doadas. Esse material será distribuído na próxima segunda-feira juntamente com os alimentos.

Domingo 11

No domingo, vários indígenas aproveitam para cortar o cabelo, uma vez que um dos Waraos é cabeleireiro. Uma plateia atenta observa e, enquanto assiste, aprende.

Apesar das condições atuais em que vivem as crianças, elas estão sempre brincando. Tampinhas e garrafas vazias transformam-se em brinquedos. Os pequeninos estão sempre alegres com o que tem.

Os jovens, por sua vez, se divertem com as partidas de vôlei em uma área na Casa de Passagem ou em uma quadra da prefeitura municipal.

Preparação do depósito do abrigo para acondicionar os alimentos que serão distribuídos na segunda-feira. Além dos produtos alimentícios, haverá distribuição de itens de higiene pessoal, de limpeza e de fraldas. Portanto, o depósito precisa estar bem harmonizado.

À tarde, a equipe participou da missa na casa do padre Jesus. Essa missa na casa não acontecia há muito tempo porque o local estava passando por uma reforma. A comunidade Warao esteve presente. Interessante notar que a liturgia é realizada em português, em espanhol e no idioma Warao. Dessa forma, o dia se encerrou de uma forma muito bonita e abençoada para todos.