Segunda-feira 1/1 a domingo 7/1

Bebidas encontradas no abrigo

Após a virada do ano, na terça-feira, dia 2 de janeiro, os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – trabalharam na estruturação e na organização da Casa de Passagem, o abrigo destinado aos imigrantes venezuelanos na cidade de Pacaraima. Devido às festividades de final de ano, havia muita sujeira e alguns abrigados alcoolizados. As torneiras das pias da lavandeira estavam danificadas.

Ainda no dia 2, a equipe de missionários da Fraternidade participou de uma reunião com a Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes), a Prefeitura de Pacaraima e representantes dos abrigados para estabelecer um prazo máximo de permanência no abrigo de três meses. Todos concordaram com a decisão.

Distribuição de alimentos no abrigo

Quarta-feira 3

A resolução da véspera sobre o prazo máximo de permanência foi repassada aos abrigados.

A entrega de alimentos, que ocorre duas vezes por semana, foi feita. Antes da distribuição, um dos indígenas fez uma oração de agradecimento. Um momento muito belo que chamou a atenção de todos.

Aproximadamente 25 crianças realizaram atividades que estimulam a criatividade, tais como: desenhar, colorir, brincar, além da confecção de uma peteca.

Quinta-feira 4

Finalizada a mudança do depósito de doações que estava situado em um lugar cedido pela Prefeitura. Uma limpeza geral foi executada no novo local. Agora, os alimentos são armazenados e distribuídos no próprio abrigo.

Ao longo do dia foram encaminhadas várias pessoas para o hospital, sobretudo crianças com enfermidades respiratórias.

Sexta-feira 5

Visita semanal ao condomínio

Feita a visita semanal em um condomínio onde estão alojadas 35 pessoas, entre indígenas e não-indígenas venezuelanos. Antes da ocupação, esse condomínio era um local semi abandonado bastante precário. Lá não tem energia elétrica, somente água. As necessidades dos moradores foram listadas: alimentos, medicamentos, roupas, mosquiteiros e várias outras carências.

Sábado 6

Equipe de missionários montou cestas básicas e kits de produtos higiênicos que foram entregues tanto aos indígenas quanto aos não-indígenas.

Uma das missionárias, Talita, acompanhou um professor da Setrabes junto com um grupo de jovens e adolescentes do abrigo até a quadra do ginásio da cidade para a prática de esportes e brincadeiras. Esse passeio, que foi bastante alegre, abriu a possibilidade de se fazer atividades fora da Casa de Passagem.

Domingo 7

Batismo de 15 crianças Warao

Três famílias chegaram do distante município venezuelano de Tucupita, estado Delta Amacuro, onde fica situado o delta do rio Orinoco. Ao mesmo tempo, várias famílias retornaram para a Venezuela no intuito de visitar seus parentes, levar alimento, produzir artesanato e também aproveitar a temporada de colheita e de pesca no território venezuelano.

Sobre esse movimento de chegada e saída, Imer, missionário da Fraternidade, observa que “as famílias chegam bem deterioradas, emagrecidas, doentes e com o semblante apagado. Ao passo que os que retornam, vão fortes, munidos de provisões, e até alegres. Então, de alguma maneira, a ação da Fraternidade e de outras instituições está cumprindo o propósito de servir”.

Dois missionários, Luiz e Débora, chegaram a Pacaraima para reforçar o grupo. Ocorreu um almoço de atualização com todos.

Finalizando o dia, a equipe foi a uma missa em que se realizaram 15 batismos de crianças indígenas Waraos. Na ocasião, alguns missionários participaram como padrinhos e madrinhas. Uma cerimônia muito alegre e bonita, celebrando a união entre os missionários, os Waraos e os moradores da cidade.