Membros da Rede-Luz Argentina continuam ajudando as comunidades indígenas Wichi, da localidade de Tartagal, província de Salta, Argentina, que no princípio do ano foram auxiliadas pela Missão Confraternizar, ao serem afetadas pelas inundações provocadas por chuvas intensas e pelo transbordamento do rio Pilcomayo. Nos últimos três meses, o grupo conseguiu arrecadar varias doações, a partir da cidade de Buenos Aires.

No início de abril, o grupo efetuou a entrega de uma cadeira de rodas e de uma cama ortopédica para um jovem nativo que havia perdido o movimento das pernas (vítima de uma agressão física) e está sob os cuidados de sua mãe, a qual sofre de câncer em estado avançado.

Reino Animal

Posteriormente, o grupo recebeu um pedido de ajuda para uma senhora que, a muito custo, mantém em Tartagal um refúgio para cães com incapacidades físicas. A mulher caridosa precisava de apoio para obter alimentos e vacinas para os animais. A ajuda chegou por intermédio da “Red Mascotera”, de Tartagal, uma organização que se dedica ao resgate de animais, com a qual a Rede-Luz Argentina havia tido contato durante a Missão Confraternizar.

Nevada incomum

Voluntários carregam as doações de roupa

A terceira oportunidade de colaboração surgiu no começo de julho, em consequência de uma nevada, que surpreendeu os habitantes da região de Salta. Por causa d0 frio incomum, muitas pessoas adoeceram e, entre elas, as mais afetadas foram as crianças indígenas, já que elas vivem em construções precárias, feitas com varas recobertas com lonas de nylon, as quais rasgam-se facilmente, deixando passar o frio, o vento e a água.

Esta assistência esteve envolta por circunstâncias bastante especiais, segundo relatou Viviana Walsh, a quem coube coordenar o movimento de auxílio: “Milagrosamente, conseguimos um importante lote de roupas (blusas, camisetas, calças, meias, calçados), assim como colchões e brinquedos. Logo, soubemos de uma empresa de ônibus que mantém uma fundação, por meio da qual oferece transporte gratuito para projetos de caridade. Após vários entendimentos, obtivemos o serviço desde Buenos Aires até Tartagal. Havíamos iniciado os trâmites em dia e horário inadequados, mas, ao final, a companhia solidarizou-se com nossa iniciativa e não só atendeu ao nosso pedido, mas também deu-nos mais do que havíamos solicitado inicialmente, pois deveriam levar as doações com várias baldeações, mas terminaram fazendo um trajeto direto”, afirmou.

Alegria da alma

A alegria de servir esteve sempre presente

Viviana destacou que, ao final, todos ficaram contagiados por uma intensa e inexplicável alegria, que ela interpretou como “alegria da alma, essa alegria de servir e de ajudar os mais necessitados”.

A Missão Confraternizar desenvolveu-se de 12 a 26 de fevereiro de 2018, na província de Salta, norte da Argentina, e contou com a participação de colaboradores da Rede-Luz Argentina, da Comunidade-Luz da Irmandade (Córdoba, Argentina), voluntários locais e missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).