Os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) que estão desenvolvendo a Missão Colômbia Humanitária prosseguem com os preparativos para estabelecer, no território colombiano, um espaço permanente de apoio humanitário aos migrantes venezuelanos. Para isso, vêm mantendo encontros com diversas organizações internacionais.

Missionários dialogam com caminhantes

O objetivo é identificar maneiras de cooperar em tarefas de ajuda aos caminhantes, grupos de venezuelanos que, depois que deixam suas casas, avançam a pé, por território colombiano, rumo a Bogotá, a capital do país, ou a destinos ainda mais distantes, como Equador, Peru ou Chile.

As reuniões acontecem no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Cúcuta, na fronteira com a Venezuela. “Estamos nos reunindo com agências internacionais e organismos não governamentais para dar a conhecer o trabalho humanitário da FFHI e a nossa predisposição para colaborar também na Colômbia”, informou, em Cúcuta, Imer, um dos coordenadores do grupo em missão.

Migração em aumento

Caminhada junto aos migrantes

A FFHI já faz parte de uma mesa de trabalho que combina ações em favor dos caminhantes venezuelanos. A instância é coordenada pelo OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários) e dela participam aproximadamente 45 agências e ONGs, como ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Programa Mundial de Alimentos, Cruz Vermelha, Comitê Internacional de Resgate, OXFAM Internacional e Conselho Norueguês para Refugiados (NRC).

“A previsão feita pelas várias instituições com as quais nos reunimos é que a migração aumentará em 2019. Até há algum tempo o perfil predominante era de jovens solteiros, mas agora estão chegando muitas famílias, mulheres com crianças, com bebês nos braços, grávidas, pessoas com deficiências”, comentou Imer.

Entretanto, os voluntários da Missão Colômbia Humanitária realizam ações pontuais de assistência aos caminhantes, oferecendo sopa quente e os primeiros socorros. Já realizaram também uma caminhada de 30 km na rota Cúcuta – Pamplona, para acompanhar mais de perto os caminhantes e conhecer as condições dos refúgios de migrantes que funcionam no trajeto.

Artesanato para os pais de família

Apoio às crianças

Ao mesmo tempo, uma parte do grupo missionário continua dando apoio ao Centro Piloto Scalabriniano de Cúcuta, que oferece oficinas e atividades educativas alternativas às crianças venezuelanas e colombianas que se encontram fora do sistema educativo formal, devido à sua condição de migrantes ou deslocadas.

Os voluntários coordenam tarefas de apoio escolar, artesanato, atividades físicas e recreativas. Começaram a ensinar xadrez e também a fornecer orientações de higiene e prevenção oral.

Além disso, começaram a interagir com os pais das crianças, entabulando diálogos envolventes de conteúdo emocional e organizando pequenas oficinas de artesanato em teares e ourivesaria. A intenção é proporcionar ocupação mental e futuras fontes de renda.

Apoio humanitário

Atividade física no Centro Piloto Scalabriniano

O grupo que leva adiante a Missão Colômbia Humanitária está em permanente renovação de integrantes. Atualmente, é formado por 11 voluntários, entre missionários da Fraternidade, colaboradores da Rede-Luz Colômbia, representantes da Juventude Missionária pela Paz e monges da Ordem Graça Misericórdia.

A Missão Colômbia Humanitária começou no dia 11 de outubro de 2018. Busca ajudar no alívio da dor na maior crise humanitária dos últimos tempos no continente sul-americano. Para conseguir realizar suas tarefas, necessita de sua colaboração. Seja parte desta campanha de amor.

Para saber como, clique AQUI

Também podem ser obtidas mais informações em:

secretaria@fraterinternacional.org

Telefone: (+55) (35) 3225-1233 (de segunda a sexta, das 8h às 18h)