Rede-Luz de Joinville

Uma iniciativa pró-ambiental do grupo da Rede-Luz de Curitiba (PR) está se expandindo pelo Sul do País e, no início de dezembro, incluiu também o Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, Estado de São Paulo: trata-se de um curso-oficina que capacita interessados na confecção de fraldas e absorventes femininos ecológicos.

A atividade é coordenada pela professora Denise de Oliveira Nobre Aguiar. Começou em 7 de julho de 2018, quando 18 colaboradores de diversos grupos da Rede-Luz do Sul do Brasil, do Rio de Janeiro e de uma comunidade indígena do Estado de Santa Catarina participaram do primeiro curso-oficina, em Curitiba. Em setembro e outubro, as jornadas de oficinas se repetiram em Florianópolis (Santa Catarina), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e novamente em Curitiba, com os grupos de Joinville e Londrina (Paraná). Em 1° de dezembro, o curso se realizou no Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos.

Formar multiplicadores

Rede-Luz de Londrina

A proposta consiste em formar agentes multiplicadores da técnica ecológica, com o propósito de colaborar com a sustentabilidade do planeta e, ao mesmo tempo, oferecer opções mais econômicas tanto para utilização em suas próprias casas, quanto para doação às famílias e aos grupos sociais menos favorecidos, como nas aldeias indígenas e para os imigrantes venezuelanos que se encontram nos abrigos governamentais do Estado de Roraima, onde a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) atua, por intermédio da Missão Roraima Humanitária.

No curso, são explicados de forma detalhada o impacto ambiental dos resíduos plásticos e a forma ecológica de substituir os produtos descartáveis. São, ainda, descritos os custos e os materiais necessários para a construção dos moldes e a confecção das fraldas e dos absorventes. Ao final, cada participante recebe um folheto ilustrado, com o conteúdo do curso.

O evento desperta o interesse não só de membros dos grupos da Rede-Luz, mas também de outras pessoas que se inscrevem e participam ativamente.

Serviço pró-ambiental

Rede-Luz de Florianópolis

“Atos simples como este, mas carregados de amor, aliviam muito os Reinos da Natureza, que são, como nosso amado mestre Trigueirinho nos esclareceu, os cireneus de nosso tempo, que nos sustentam para que possamos carregar nossa cruz. Nossa gratidão infinita por nos mostrar que é possível construir um mundo melhor”, assinalou Sandra Calvi, da Rede-Luz de Porto Alegre.

“Penso que o curso não foi só técnico, mas principalmente uma proposta humanitária de respeito à diversidade cultural e à igualdade de gênero, de respeito ao meio ambiente. Nestes tempos de violência e egoísmo, foi muito importante dedicar tempo a aprender algo útil para os demais”, considerou Matheus, de Londrina.

Rede-Luz de Porto Alegre

Na mesma linha, Cleonice, da Rede-Luz de Joinville, afirmou que a “confecção de fraldas ecológicas torna possível viver uma experiência de amor ao próximo e ao planeta”.

“O curso desperta não só um impulso novo de serviço, pela costura, mas também o fortalecimento da união e do trabalho grupal”, destacou Lila Tiemi Assaoka Hossaka, coordenadora de Rede-Luz de Curitiba.

Núcleo de São Carlos

“A partir da aprendizagem de confeccionar fraldas ecológicas, podemos nos colocar em uma atitude de trabalhar decididamente para que, algum dia, a conduta da humanidade, consolidada nas facilidades e nas comodidades, possa vislumbrar um futuro mais consciente e natural”, apontou Madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia e coordenadora do Núcleo-Luz de São Carlos.

Mais informações:

WhatsApp: (+55) (41) 99121-3141

E-mail: redeluzcuritiba@gmail.com