Mais de 600 pessoas participaram de segunda etapa de formação sobre guia básico para atuação humanitária

2º Módulo da Formação Manual Esfera

Comunidade-Luz Flor de Lys participando da Formação Manual Esfera

No dia 28 de março foi realizada a segunda etapa do Ciclo de Formação do Manual Esfera. O curso foi organizado pela Fraternidade-Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) em parceria com a Comunidade-Luz Flor de Lys, localizada em Portugal, e, a exemplo do primeiro módulo, foi transmitido online em respeito às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

Além de membros da Comunidade-Luz Flor de Lys e da Missão Colômbia, membros da Rede-Luz de países como Brasil, Argentina, Nicarágua, Áustria, França e Inglaterra também puderam se inscrever e participar da formação à distância. Foram mais de 600 pessoas de 17 países no aprendizado sobre o Manual Esfera, guia básico para atuação humanitária.

2º Módulo da Formação Manual Esfera

Comunidade-Luz Flor de Lys participando da Formação Manual Esfera

“Essa informação é importante, pois necessitamos estar imbuídos desse conhecimento que é a base da resposta humanitária e habilita a organização a articular-se com as demais, gerando uma resposta integrada e mais efetiva”, explica Priscila, missionária da Fraternidade-Missões (FMHI) e coordenadora da Missão Colômbia.

O Manual Esfera estabelece princípios e normas básicas para as organizações humanitárias diante de conflitos e aspectos técnicos relacionados a alguns eixos básicos de atuação que são Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Abrigamento e WASH (água, higiene e saneamento básico).

2º Módulo da Formação Manual Esfera

Núcleo-Luz de São Carlos participando da Formação Manual Esfera

Priscila, uma das capacitadoras da formação, explica que o conteúdo do guia, que tem mais de 600 páginas, torna as organizações mais preparadas. “Independentemente de onde será a missão e em quais condições, o Manual Esfera traz normas e padrões universais baseados nos direitos de todo ser humano”, diz.