Evento visa fortalecer a rede de guardiões de sementes crioulas no estado como forma de preservar a biodiversidade e promover a soberania alimentar
Repetindo o público de edições anteriores, mais de 600 pessoas de diversos municípios do estado deverão participar da XI Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas, que ocorrerá no dia 12 de novembro, na Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira.
O evento contará com a palestra de abertura “Sementes puras e a sustentação de uma relação construtiva com o planeta”, com frei Luciano, gestor geral da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), 12 oficinas simultâneas e visita de campo, finalizando com a tradicional Feira de Troca de Sementes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@comunidadefigueira.org.br ou pelo link http://forms.gle/4Y53fQzTrb3eQA3X7. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 9781.2025.
Rede de guardiões de sementes
A Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas tem o propósito de proporcionar a agricultores e outros guardiões de sementes, técnicos, apoiadores e interessados em geral um espaço de confraternização, difusão de conhecimentos e permuta de sementes crioulas.
Além disso, visa fortalecer a rede de guardiões de sementes, atendendo a necessidade de implantar políticas sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o abastecimento de toda a sociedade.
Sementes crioulas: um patrimônio genético e cultural
Ao longo da história, as sementes crioulas foram domesticadas e reproduzidas pelos povos tradicionais do Brasil sem sofrer modificações genéticas artificiais e sem o uso de agrotóxicos.
De acordo com Frei Renatto, coordenador de Setor de Plantios da Comunidade-Luz Figueira e integrante da Comissão Organizadora do evento, essas sementes foram selecionadas e multiplicadas em seu ambiente natural de geração em geração e, atualmente, são preservadas por pequenos agricultores e por bancos de sementes.
“As sementes crioulas possuem grande variabilidade genética, são adaptadas ao cultivo local e integram a identidade dos povos indígenas e campesinos. Por isso, constituem-se em um patrimônio genético e cultural cuja perpetuação é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a soberania alimentar da população”, explicou.
Programação
Das 8h às 12h, as atividades da Festa se concentrarão na fazenda Figueira 2 da Comunidade-Luz Figueira (Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo, Km 716,5). A Feira de Troca de Sementes ocorrerá das 14h às 17h, na Praça Nossa Senhora do Carmo, localizada no centro de Carmo da Cachoeira.
Veja a programação completa:
11.ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas
8h – Acolhimento dos participantes
9h – Abertura, com apresentação do Coral das Comunidades-Luz e palestra “Sementes puras e a sustentação de uma relação construtiva com o planeta”, com Frei Luciano, gestor geral da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI).
10h – Início das oficinas simultâneas:
- Visita ao campo de sementes
- Uma abordagem superior sobre as sementes
- Ritmos astronômicos na produção de sementes biodinâmicas
- Produção de sementes e melhoramento participativo
- A importância das sementes crioulas para os povos indígenas
- Quem são os(as) guardiões(ãs) de sementes na agricultura
- Centros de origem de sementes
- A importância e os desafios da produção de sementes pelos agricultores
- Princípios e conhecimentos básicos de conservação de sementes
- Abelhas nativas na polinização de sementes
- Armazenamento da sementes de café orgânico para produção de mudas
- Oficinas sobre sementes para as crianças
12h – Almoço
14h – Feira de Troca de Sementes (Praça Nossa Senhora do Carmo)
17h – Encerramento
Realização
Este ano, a 11.ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas é realizada pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira, Orgânicos Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo, Comunidade-Luz Figueira e Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI).