Evento visa fortalecer a rede de guardiões de sementes crioulas no estado como forma de preservar a biodiversidade e promover a soberania alimentar 

Repetindo o público de edições anteriores, mais de 600 pessoas de diversos municípios do estado deverão participar da XI Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas, que ocorrerá no dia 12 de novembro, na Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira. 

Festa das Sementes - 2019
Festa das Sementes – 2019

O evento contará com a palestra de abertura “Sementes puras e a sustentação de uma relação construtiva com o planeta”, com frei Luciano, gestor geral da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), 12 oficinas simultâneas e visita de campo, finalizando com a tradicional Feira de Troca de Sementes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@comunidadefigueira.org.br ou pelo link http://forms.gle/4Y53fQzTrb3eQA3X7. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 9781.2025.

Rede de guardiões de sementes

Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas tem o propósito de proporcionar a agricultores e outros guardiões de sementes, técnicos, apoiadores e interessados em geral um espaço de confraternização, difusão de conhecimentos e permuta de sementes crioulas. 

Além disso, visa fortalecer a rede de guardiões de sementes, atendendo a necessidade de implantar políticas sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o abastecimento de toda a sociedade.

Sementes crioulas: um patrimônio genético e cultural

Ao longo da história, as sementes crioulas foram domesticadas e reproduzidas pelos povos tradicionais do Brasil sem sofrer modificações genéticas artificiais e sem o uso de agrotóxicos. 

De acordo com Frei Renatto, coordenador de Setor de Plantios da Comunidade-Luz Figueira e integrante da Comissão Organizadora do evento, essas sementes foram selecionadas e multiplicadas em seu ambiente natural de geração em geração e, atualmente, são preservadas por pequenos agricultores e por bancos de sementes. 

“As sementes crioulas possuem grande variabilidade genética, são adaptadas ao cultivo local e integram a identidade dos povos indígenas e campesinos. Por isso, constituem-se em um patrimônio genético e cultural cuja perpetuação é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a soberania alimentar da população”, explicou. 

Programação

Das 8h às 12h, as atividades da Festa se concentrarão na fazenda Figueira 2 da Comunidade-Luz Figueira (Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo, Km 716,5). A Feira de Troca de Sementes ocorrerá das 14h às 17h, na Praça Nossa Senhora do Carmo, localizada no centro de Carmo da Cachoeira.

Festa das Sementes – 2019

Veja a programação completa: 

11.ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

8h – Acolhimento dos participantes
9h –
 Abertura, com apresentação do Coral das Comunidades-Luz e palestra “Sementes puras e a sustentação de uma relação construtiva com o planeta”, com Frei Luciano, gestor geral da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI)

10h – Início das oficinas simultâneas:

  1. Visita ao campo de sementes
  2. Uma abordagem superior sobre as sementes
  3. Ritmos astronômicos na produção de sementes biodinâmicas
  4. Produção de sementes e melhoramento participativo
  5. A importância das sementes crioulas para os povos indígenas
  6. Quem são os(as) guardiões(ãs) de sementes na agricultura
  7. Centros de origem de sementes
  8. A importância e os desafios da produção de sementes pelos agricultores
  9. Princípios e conhecimentos básicos de conservação de sementes
  10. Abelhas nativas na polinização de sementes
  11. Armazenamento da sementes de café orgânico para produção de mudas
  12. Oficinas sobre sementes para as crianças 

12h – Almoço

14h – Feira de Troca de Sementes (Praça Nossa Senhora do Carmo)

17h – Encerramento

Realização 

Este ano, a 11.ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas é realizada pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira, Orgânicos Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo, Comunidade-Luz Figueira e Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI).