Terça-feira 2 de janeiro

Foram formadas duas frentes de trabalho no distrito de Vista Alegre, Rio Casca, Zona da Mata, Minas Gerais: uma parte do grupo missionário começou a trabalhar na reconstrução de uma casa afetada. A outra parte do grupo continuou com os atendimentos no posto de saúde.

“Nós escolhemos uma casa, representando todos os outros que foram afetados nesta região, para ajudar na sua reconstrução. Nós selecionamos o lar da Dona Izabel, uma senhora idosa que vive sozinha no lugar”, explicou Vitorio, coordenador da Missão Zona da Mata, promovida pela Fraternidade – Federação Internacional Humanitária.

Planejando as tarefas para o telhado

A enchente arrastou o telhado e todos os pertences da mulher, que hoje está alojada em local temporário. Os missionários concentraram as primeiras ações em torno da casa, limpando o pátio e nivelando o chão na entrada. “Nós sentimos que devíamos fazer algo para ajudá-la a recuperar essa casa arrasada pelas águas e que para ela significa tudo. Ela é uma mulher de extrema simplicidade, como sua casa, mas ela só quer voltar para lá”, argumentou Wanderlei Freitas, membro da missão.

As atenções no centro de saúde apresentaram duas particularidades: por um lado, muitas pessoas com problemas psiquiátricos foram tratadas e, por outro lado, além dos residentes, o pessoal do posto de saúde foi tratado. “Encontramos a maioria dos funcionários muito cansados e com dores em todo o corpo, produto dos dias intensos que eles tiveram que viver com as inundações desde o último dia 4 de dezembro”, descreveu Vitorio.

Você também pode colaborar com esta Missão Humanitária. Saiba mais clicando aquí.