casa-luz-colina-coral-campo-belo-02A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, incentiva a beleza e a harmonia através do canto coral na cidade de Campo Belo, Minas Gerais, Brasil. A tarefa se desenvolve há três anos, com um grupo que a Casa Luz da Colina ajudou a formar no interior da Prefeitura Municipal.

Com o nome de “Coral Integra-Ação”, seus 12 integrantes, funcionários municipais e membros da sociedade civil, ensaiam todas as segundas-feiras, das 8h às 11h da manhã. No início, voluntários da Casa Luz da Colina, da cidade de Carmo da Cachoeira (80 quilômetros ao sul de Campo Belo), viajavam semanalmente para dar suporte técnico com aulas de vocalização, teoria e solfejo, exercícios e prática de diversas composições musicais. Atualmente este apoio acontece uma vez por mês. O último encontro foi no dia 3 de outubro. Os ensaios são realizados no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campo Belo.

casa-luz-colina-coral-campo-belo-03O coral realiza apresentações em asilos, lares de crianças e em praças públicas. Participou também de um evento cultural que aconteceu no Country Club da cidade, e no Festival Nacional de Corais 2016 Caxambu-Baependi, que aconteceu no mês de agosto em Caxambu, Minas Gerais. “Temos um calendário para cantar e alegrar as pessoas. A sociedade se sente  contagiada por esta energia, sente que o poder público é capaz de estar unido com a sociedade e isso nos anima a seguir com cada vez mais força e dedicação. Nosso repertório inclui somente canções que ajudam a promover a paz e o amor na sociedade”, comentou Anália Maria Ferreira, coordenadora do coral e Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Campo Belo.

casa-luz-colina-coral-campo-belo-04Anália, que também é colaboradora da Comunidade-Luz Figueira, conta que o coral surgiu como uma forma de integrar melhor os funcionários municipais para que pudessem oferecer serviços mais completos e de maior qualidade aos cidadãos. “Estamos conseguindo integrar este grupo e fortalecê-lo na união e no amor, desenvolver um trabalho com muita alegria no coração e com muita confiança em Deus”, afirmou Anália.

Além dos ensaios musicais às segundas-feiras, o grupo trabalha também uma vez por semana , às sextas-feiras, a integração espiritual por meio de encontros de reflexão, com o apoio de vídeos e áudios. Estas experiências começaram em junho passado. “Estamos com a intenção de ampliar o coral, cada membro está convidando outras pessoas, inclusive pensamos em criar dois horários de ensaio, um matutino e outro noturno, para possibilitar que outras pessoas, de todas as faixas etárias, possam participar”, disse Anália.