O grupo da Juventude pela Paz de Florianópolis (SC) realizou o encontro “Aproximando-se do que existe entre o Céu e a Terra” nos dias 23 e 24 de junho de 2018. O encontro, apoiado pela presença do Monastério da Transfiguração, pertencente à Ordem Graça Misericórdia (OGM), foi o primeiro de uma nova etapa de trabalho com a juventude da capital catarinense, que receberá, mensalmente, uma programação de instrução, serviço e oração.

A reunião, permeada pela beleza natural da cidade, contou com a adesão de jovens que há tempos participam da Obra e da Campanha da Juventude pela Paz, bem como de participantes que conheceram o movimento por intermédio de amigos. O grupo manifestou uma bela imagem de ecumenismo, com almas de diferentes escolas, idades e credos.

Madre Maria Cleonice, da OGM, fez uma síntese do conhecimento espiritual sobre a vida cósmica, discorrendo sobre a vastidão deste Universo e sobre a contraparte imaterial do Ser. O estudo abordou as diferentes dimensões da consciência, tão desconhecidas e tão esquecidas pela humanidade “comum”, que constantemente fixa sua atenção apenas nos aspectos da vida material.

Oração pela Paz dos Jovens no Mundo

A partilha ainda trouxe uma atualização sobre os diferentes movimentos internos e externos que estão previstos para esta humanidade, à medida que a fronteira entre a vida material e a imaterial se estreita e o planeta se prepara para o ingresso em um novo ciclo. Muitos desses movimentos, como o despertar espiritual das almas e a purificação em diferentes níveis do Ser, já são claramente observados em nosso cotidiano.

À tarde, o grupo transmitiu a Oração pela Paz dos Jovens no Mundo, oferta que ocorre todos os sábados, às 17h, via internet, e que une a juventude de diferentes cidades para um momento de oração. O grupo conduziu o Rosário pela Salvação dos Reinos da Natureza, intercalado por músicas de composição original dos talentosos participantes.

Seguindo o caminho musical, os jovens assistiram juntos ao programa “Música para Cura e Elevação da Humanidade”. O terreno fértil dos corações dos presentes foi sensibilizado tanto pela harmonia do som quanto pela beleza na execução das peças ao longo do programa.

O domingo (24/6) trouxe a vivência do ecumenismo e da instrução. O dia se iniciou com uma prática de Yoga, seguida de mantras em Irdin e em sânscrito. Novamente, essas práticas encontraram uma ressonância interior nos participantes, que aderiram aos exercícios propostos de forma aberta e verdadeira.

Durante todo o encontro, os jovens compartilharam uma alimentação vegetariana, preparada com o apoio do próprio grupo, em uma sintonia muito fraterna e acolhedora.

Além da programação intensa, o encontro foi uma oportunidade para os jovens se relembrarem da alegria de estar juntos para orar, estudar, cantar e conviver. Muitas vezes, a vida cotidiana conduz as pessoas ao estreitamento da consciência, devido aos desafios da rotina e dos problemas individuais. O estreitamento dificulta a expressão da alegria da alma e traz uma série de dificuldades internas e externas para a sustentação dos padrões mais elevados da consciência.

Prática de Yoga

Quando as almas aderem a encontros como esse, elas têm a oportunidade de se desvencilhar dos códigos de separatividade e de se recapacitar para ofertar, grupalmente, aquilo que cada uma tem de melhor, seja pela música, pelo serviço, pela oração ou simplesmente pela presença pacífica. E, quando elas dão esse passo, um simples final de semana, que tantas vezes transcorre de maneira rápida e supérflua, transforma-se em uma oportunidade de viver, no mesmo ciclo de horas, uma jornada muito mais intensa, frutífera e transformadora.

Os encontros prosseguirão mensalmente com os monges da Ordem Graça Misericórdia, que seguirão impulsionando o grupo em sua expansão.

Essas almas fortes e profundas, que se reuniram na cidade, poderão, cada dia mais, expressar o grande dom de amar, ampliando-o entre si e entre os Reinos da Natureza.

Todos os encontros de jovens são abertos, gratuitos e ecumênicos; portanto, são acessíveis aos corações que desejam servir e trabalhar pela paz, independentemente do credo ou da religião. O portal da Campanha da Juventude pela Paz (www.juventudepelapaz.org) disponibilizará a programação dos próximos encontros. Fiquem atentos!