Parque Francisco de Assis celebra 10 anos de amor aos cães e aos Reinos da Natureza

Há muito a ser celebrado nestes 10 anos de existência: centenas de pessoas doaram seus serviços com amor e dedicação e transformaram um antigo matadouro de suínos em um lugar de amor pleno. Cães abandonados, doentes, maltratados, encontram o refúgio, cuidados e carinho necessários para uma nova vida. São curados, castrados e encaminhados para a adoção.

Muitas mudanças e melhorias já foram alcançadas nesses 10 anos. Mas a necessidade de evoluir é sempre constante. O Parque Francisco de Assis, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), está retomando a campanha “Adote o Parque”, pois precisa implementar um sistema de painéis solares e adquirir uma bomba de água para facilitar a limpeza diária das baias e levar água fresca aos animais, além de fazer reformas nos ambientes das cirurgias. A meta é conseguir 50 mil reais até setembro deste ano. E para alcançar esta meta, o Parque precisa de doações, que podem ser realizadas através do seu site.

Entre as diversas outras tarefas realizadas pelo Parque estão: o trabalho de conscientização para a adoção responsável, mutirões de castração, alimentação vegetariana para os colaboradores, iniciativas de cuidados com o meio ambiente, além de receber visitas de instituições de ensino, entre outras atividades.

Uma trajetória em constante evolução

As transformações físicas que ali ocorreram foram fundamentais para que esta nova vida se instalasse. O lugar que antes era de medo, dor e morte, com muito trabalho e esforço, foi se transformando em espaços de cura. Galpões de abate deram lugar a enfermarias, sala cirúrgica, ambulatório, farmácia, sala de banho e tosa e outros espaços necessários a todos os cuidados realizados no local.

Também integram o projeto do Parque diversas frentes de atuação sustentáveis, como reflorestamento da Área de Proteção Permanente (APP) e o uso adequado da água. A receita é totalmente oriunda de doações espontâneas, rifas, bazares, trabalho voluntário, além da venda do livro Viver o Amor aos Cães, escrito por Ana Regina Nogueira e inspirado no trabalho realizado no Parque.

Na abertura deste livro, Nina Rosa Jacob escreve: “O trabalho do Parque Francisco de Assis (…) requer, diariamente, muita dedicação, iniciativa, paciência, fé, e recursos. Requer, também, a contribuição de pessoas alinhadas com a coragem de fazer o bem.”

O Parque Francisco de Assis precisa de você para que sua história de amor e cuidados siga em constante evolução!