alimentos_nova_terra_comunidade_doacao2A Comunidade-Luz Nova Terra, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e localizada na região de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil, realiza um trabalho de resgate de alimentos entre as comunidades rurais da Serra da Gamboa. Alimentos em boas condições que seriam descartados são utilizados para alimentar centenas de pessoas e animais.

O trabalho de resgate de alimentos sempre aconteceu na Comunidade-Luz, mas de alguns anos para cá ele foi bastante intensificado. Hoje ele acontece com cerca de 15 produtores rurais da região que doam seus produtos. São alimentos como arroz, feijão, frutas, legumes, verduras e hortaliças em geral que estão fora do padrão de mercado e perderam seu valor comercial, e que seriam descartados, as vezes por causa de um pequeno amassado ou de um aspecto diferente.

alimentos_nova_terra_comunidade_doacao1Quando um produtor avisa da disponibilidade do alimento, a Comunidade-Luz convoca adultos, jovens e crianças para irem com o caminhão buscar os produtos. Quase todos os dias existe coleta de alimentos e, as vezes, mais de uma vez ao dia.

Depois ao chegar na Comunidade-Luz, os alimentos são distribuídos para a Comunidade-Luz Nova Terra, famílias que residem na região, asilos, e ainda para os animais amparados pela Comunidade-Luz.

“Parte dos alimentos vai para o Galpão São Francisco de Assis que fica aqui na Comunidade-Luz e que faz o contato com as famílias carentes da região. Se a quantidade é bem grande nos repassamos também para outras instituições”, disse Nádia Moya, colaboradora da Comunidade-Luz Nova Terra.

Aproximadamente 200 seres são beneficiados com o resgate de alimentos.

“Este é um trabalho muito importante neste momento atual do planeta: o de combater o desperdício reaproveitando tudo que a humanidade produz em excesso. Por meio de distribuições fraternas estamos levando alimentos para os que nada tem”, completou Nádia.