A solução dos problemas da sociedade humana não se encontra nos métodos que até hoje ela usou para resolvê-los; a ineficiência deles está patente no caos que, de forma acelerada, alastra-se pelo planeta. Por isso, são de extrema importância o reconhecimento da vida interior e a disposição para manifestá-la. É a energia das regiões sublimes do cosmos que nutre a existência nos níveis da matéria; é delas que emanam a Luz e a Sabedoria superiores.

Hoje, diante da crise pela qual o planeta passa, milhões de seres encontram-se perdidos, sós, em um estado de insatisfação que não poderá ser curado por meios paliativos. A consciência que, em tal situação, desperta para uma realidade superior descobre-se numa condição semelhante à dos flagelados pelas inundações: apenas podem salvar-se os que alcançam patamares elevados.

Não há barreira que não possa ser vencida, não há escuridão que não possa ser permeada pela Luz. Muitas vezes acontece de energias contrárias à Luz, aproveitando-se das fraquezas do peregrino, incutirem-lhe a ideia da impossibilidade de vencer um obstáculo. Portanto, a determinação em prosseguir deve estar sempre presente no ser e, também, a fé de que será amparado e suprido naquilo que não puder realizar com as próprias forças.

Se o homem não chega a desiludir-se das capacidades materiais que possui, não descobre o imenso potencial que pode fluir por intermédio do seu ser interior. Para que participe da existência em níveis profundos, deve ter conhecido a desilusão, pois nela está a disponibilidade de abdicar das ligações com o mundo e lançar-se corajosamente no desconhecido.

Por maior que seja a escuridão que o envolve, o peregrino pode caminhar sob a luz invisível da fé. Esta coloca seus pés em solo seguro, mesmo que o terreno não ofereça condições para prosseguir. Assim, o peregrino avança, sustentado por invisíveis Mãos que o protegem e o impulsionam. Não há começo nem fim em seu caminho. E, quando as ilusões se dissolvem como brumas ante o calor do sol interior, reconhece que sua jornada está prestes a transformar-se em comunhão com a Paz.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 08/maio/2016
Nome do artigo: A vida interior e a fé na transcendência da realidade material
Áudio da Irdin: Alertas diante da ilusão (de 00′ a 03’24”)
Série: Energias da transição planetária
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/13391